5 Dicas Para Ter Mais Autoestima e Amor Próprio

Aqui vamos ver 5 dicas para desenvolver mais autoestima e amor próprio, com o qual verá que tudo mais na vida vai fluir melhor.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

YouTube player

Autoestima e amor próprio são a pedra fundamental para uma vida feliz. Eles lhe dão a força para trilhar a vida e o conforto para superar seus desafios. Aqui 5 dicas para ajudar você a conseguir isso:

  1. Segurança no Seu Autoconhecimento

Você precisa saber quem você é e se conhecer mais. Para você não ficar perdido no mundo, você precisa olhar para dentro. Na linguagem que usamos aqui no Caminho 3T, isso significa conhecer seus dharmas. Também, usando este olhar interno, começar a conhecer bem seu lado emocional, o que está lhe incomodando, o que está por trás de suas emoções e que feridas emocionais antigas continuam abertas.

Fazemos isso cultivando as técnicas de mindfulness e meditação, como também simplesmente dando tempo para nossos momentos de introspecção e silêncio.

Quanto mais você se conhece, mais tranquilidade terá de ser você. E mais você vai se gostar! Porque você é uma pessoa incrível, única. Você tem um conjunto de talentos, uma visão da vida e um perfil emocional que ninguém mais no mundo tem. Você é nada menos que uma centelha de Deus.

  1. Para De Se Comparar Aos Outros

Se quiser detonar com seu bem-estar, compare-se com os outros! Isso já um fato estudado na ciência, e experimentado por todos. É uma tremenda armadilha que sempre vai lhe trazer um resultado ruim, porque sempre terá alguém que vai, na sua avaliação, se sair melhor que você em algum quesito.

Tem dois problemas graves com a ideia de se comprar a um outro. O primeiro é que você acha que outro é comparável a você! Você é único, você é única. Não tem outro que nem você. Portanto, não dá para comparar você a mais ninguém. E, segundo, é quase tudo mentira. As coisas que vê sobre os outros são altamente editadas – é photoshop, é mentira, é meia-verdade. Eu falo mais sobre este conceito neste vídeo:

YouTube player

Talvez seja o caso de você dar um tempo das mídias sociais, pois é lá que mais ficamos expostos a versão produzida da vida dos outros.

Como explico no vídeo acima, o que precisamos fazer é nos comparar com nós mesmos, ontem. Essa é a única comparação que faz sentido. Como você está hoje, em comparação a você ontem? Aí sim, podemos buscar ser cada dia um pouco melhor.

  1. Foco Nos Objetivos Intrínsecos

Isso é peça chave em tudo que tento passar e em todo o caminho do yoga.

Objetivos intrínsecos são aqueles que tem a ver com estados internos que queremos buscar, como paz, harmonia, viver nosso propósito, trilhar o despertar espiritual, etc. Eles são reais, trazem resultados e estão totalmente sob seu controle.

O que não queremos é foco nos objetivos extrínsecos, como ganhar dinheiro, conseguir aquela vaga, conquistar aquela pessoa, comprar aquela coisa, etc. Esses nos deixam cheios de ansiedade, frustração, raiva e medo.

Essas coisas externas não têm a ver com o verdadeiro você que está aí dentro, portanto nunca lhe preenchem, nunca lhe satisfazem. Esses objetivos externos também não estão sob seu total controle. E quando não conseguimos essas coisas, ficamos para baixo, nos sentimos ruim, detonando nossa autoestima.

  1. Foco Nas Suas Conquistas de Melhoramento Interno

Comece acompanhar seus ganhos em seus objetivos intrínsecos. Observe e até registre seu progresso. Celebre suas conquistas de avanço rumo a ser uma pessoa melhor.

Pergunte-se sempre como pode dar mais um passo. Pense como pode se lapidar mais um pouco. Qual o próximo hábito que quer conquistar? A próxima coisa ruim que quer tirar da vida?

Tem uma técnica chamada “diário de conquista”, onde você vai registrando suas novas conquistas, seu progresso. Por exemplo, digamos que você cria a determinação que vai começar a meditar todos os dias. Aí você vai anotando cada dia que meditou. Aí olhará para seu diário e verá, “puxa, que legal, já estou meditando todos os dias sem falha há 3 meses”. Ou se está tirando a carne vermelha da dieta, poderá ver, “olha estou há 6 semanas sem comer carne!”. Estudos mostram que isso é uma técnica poderosa para estimular a transformação.

  1. Cultive Seu Despertar Espiritual

A autorrealização espiritual lhe traz a felicidade última, lhe deixando totalmente feliz em ser você.

O caminho do yoga dá uma receita para conseguir isso, não é algo apenas sentimental ou aleatório. Você pode conquistar isso, passo a passo, e experimentar seu despertar acontecendo, de verdade, em sua vida.

Este despertar lhe enche de amor próprio e autoconfiança por si só porque você começa a sentir seu valor incalculável como uma alma eterna, como amado de Deus.

No livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) verá um monte de dicas para você ficar melhor, hábitos que pode cultivar, coisas a evitar e como fazer tudo isso. Terá lá muitos poderosos objetivos intrínsecos para lhe guiar na transformação, além de ter a explicação executável de como cultivar seu despertar espiritual.

 

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “Uma obra fascinante pelo conteúdo e simplicidade de um sábio guru que tranquilamente passa um conhecimento de luz. Minha eterna gratidão pelo trabalho.” – Roberto Moura

 

Uma opinião sobre “5 Dicas Para Ter Mais Autoestima e Amor Próprio

  • 30/01/2020 em 02:30
    Permalink

    Mestre amigo, Giridhari.
    Em uma noite muito desoladora pra mim, de muita solidão e conflitos internos, descobri você. Logo percebi que quem eu ouvia e via na tela de meu tablete era alguém muito, muito especial! Suas palavras, seu tom de voz, sua esponteneidade e transparência, a propriedade com que falava sobre as muitas facetas do ser humano, da nossa materialidade e espiritualidade, enfim, do Caminho do Yoga, trouxe-me uma progressiva paz interior, como que um acalento, e eu adormeci. Hoje, depois de uns 5 meses desse evento, sempre estou assistindo seus vídeos, bebendo da sua fonte. Tenho muito ainda que caminhar internamente para estar consciente de mim, para obter o meu autoconhecimento e, nossa! Minha autorealização. Mas, estou aqui e agora, então, acredito que, juntinho a você, Mestre amigo, recebendo seus ensinamentos, seu carinho e solidariedade, vou chegar lá, lá onde Eu Sou.
    Infinitamente grata, Giridhari.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − sete =