A Importância da Cura Emocional Diária

As emoções dominam nossa vida. Somos seres emotivos. Temos que priorizar nossa saúde emocional, buscando acompanhar e curar nossas emoções de forma diária, sob o risco de ter resultados devastadores e imprevisíveis se não fizermos isso.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Não levamos a sério as feridas emocionais. Pensamos que é “bobeira” ou “coisa da mente”. Parece que não é real, afinal não conseguimos tocar ou ver ela.

Se você tropeça e rala o joelho, logo vê a ferida. Está lá, suja, sangrando. Você naturalmente toma precauções imediatas, lavando a ferida, aplicando antisséptico, band-aid etc. E aí você acompanha a ferida para ver que está sendo curada bem.

Mas a ferida emocional achamos que não importa. E isso é um enorme perigo. A ferida emocional pode destruir sua vida, acabar com seu bem-estar e até levar a morte, sua e de outros.

Podemos até traçar as origens das feridas emocionais, mas o resultado delas, a ciência comprova, é imprevisível. A única certeza é que haverá consequências, e não serão boas.

A ferida emocional tem um complicativo adicional: ela exige sua atenção. Ela não vai sumir por conta própria. Outras coisas na vida podemos ignorar a vida inteira. Dúvidas sobre a alma, Deus, de onde viemos, para onde vamos… dúvidas da maior importância. Mas podemos ignorá-las a vida toda, como muitos infelizmente fazem.

Mas a ferida emocional é diferente. Ela vai ficar sugando energia mental, demandando sua atenção. Em termos neurológicos, sempre que sua mente entrar no “modo padrão”, lá estará sua mente rodando em círculos, por causa das emoções.

Para entender mais sobre o funcionamento do cérebro, veja: http://giridhari.com.br/ensinamentos/desvendando-os-misterios-da-mente-para-uma-vida-melhor/

Você já deve ter experimentado isso em sua vida. Quando está lidando com emoções mais intensas, a mente simplesmente não funciona bem. A mente fica enuviada. Você perde clareza mental, e certamente perde a paz.

A ferida emocional cria confusão mental, que se intensifica e se aprofunda a cada nova ferida. Vivendo de forma confusa, naturalmente causamos mais feridas emocionais, nosso desempenho profissional piora e nossos relacionamentos se tornam ainda conflitantes.

E, claro, não estou nem falando ainda das manifestações físicas que estas feridas emocionais vão lhe trazer. Pesquisas no mundo inteiro apontam a conexão entre fraca saúde emocional e câncer, por exemplo.

Por isso eu amplamente recomendo que tenhamos o maior cuidado possível com as emoções, estabelecendo em nossas vidas um objetivo de manter uma cura emocional diária.

No final de cada dia, tire uns momentos para analisar suas emoções. Tente identificar, com precisão, o que está sentindo, e se houve alguma ferida emocional hoje. Quase todos os dias temos feridas emocionais, não se iluda quanto a isso.

Examine, observe e direcione a luz de sua consciência aos acontecimentos do dia para atritos, relacionamentos problemáticos e situações que lhe deixaram sentindo mal.

E então cure os sentimentos.

Existem muitas técnicas. Aqui neste playlist de vídeos do meu canal encontrará muitas técnicas, não inventadas por mim, mas baseadas em pesquisa científicas, testadas e extremamente eficazes. Explico elas no canal e no Curso Online O Caminho 3T.

E, claro, se a coisa ficar pesada demais, temos que buscar a ajuda de profissionais e terapeutas alternativos.

O que não podemos fazer, é deixar passar em branco, comendo a gente por dentro, destruindo nossa paz interior e nossa capacidade de viver bem.

Você vai saber que a ferida está curada quando consegue lembrar dos eventos que a envolvem sem qualquer reação fisiológica. E, melhor ainda, pelo fato que logo os eventos são completamente esquecidos, desmanchando no rio do tempo.

Com sua saúde emocional em dia poderá ser a melhor versão de você. Isso que importa. Você poderá ser você livremente, e dedicar energia e força mental para melhorar, se aprimorar e se autorrealizar. Você conseguirá trabalhar melhor, será melhor companhia e uma presença mais luminosa no mundo.

3 ideias sobre “A Importância da Cura Emocional Diária

  • 05/11/2019 às 10:07
    Permalink

    Bom dia !!! Sempre tive a sensação que “não nasci pra esse mundo ” .sempre indignada com tantas coisas acontecendo de ruim , como certas pessoas agem ou pensam . As vz tenho vontade de me isolar morar no Mato viver fora do sistema ,a pouco tempo vi um video seu e comecei a seguir me tornei membro …

    Responder
  • 05/11/2019 às 20:43
    Permalink

    Excelente texto e o vídeo tb! Vc tem colocações bem objetivas e direcionadas para a cura das dores da alma e para a melhora da qualidade de vida. Gosto do jeito que vc explica as coisas! Gratidão!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *