Muito fala-se sobre a lei da atração, mas poucos entendem por que a lei da atração não funciona em termos práticos materiais e por que é danosa para quem a cultiva.
Claro, que em largos termos, a lei da atração é um fato da vida. Seus desejos moldam seu destino. Seus pensamentos afetam sua vida. Em termos gerais assim, concordo perfeitamente com a lei da atração.
O problema começa quando a coisa fica mais fantasiosa, com o conceito que se pode obter qualquer coisa material na vida pela força da lei da atração. A fantasia tola é que se pode obter aquele belo carro importado, aquele parceiro de vida maravilhoso, um corpo sarado, rios de dinheiro, etc apenas pela força dos pensamentos. Este conceito não só é uma besteira, como também faz mal para quem pratica.
Há três problemas com a lei da atração como é comumente explicada: 1) o erro de tempo, 2) o erro dos fatores para as coisas se concretizarem e 3) o erro de foco.
O erro do tempo é não entender que somos almas eternas. Sim, seus desejos certamente moldarão seu futuro. Mas quando? Amanhã? Dentro de uns meses? Depende do desejo. Vai ter coisas que só vão acontecer em outra vida, e olhe lá. A lei do karma define tudo de material em sua vida. Tudo, absolutamente tudo, que define sua vida material hoje é fruto de suas ações no passado. Cada centavo em sua conta bancária, seu QI, família, nação, aptidões e cada evento e pessoa em sua vida. Em termos gerais, esta vida já foi “contratada”. Você já fez a lei da atração para esta vida. Já está programada. É como escolher um voo no aeroporto. Uma vez que entrou no avião e o mesmo decolou, não adianta querer mudar de ideia. É tarde demais. Nosso avião desta vida já decolou. As coisas não vão mudar muito do programado. Nem por isso podemos saber do amanhã. Pode ser que este programa kármico inclua uma mudança de pobreza para riqueza, ou riqueza para pobreza, de ser trabalhar numa fábrica para ser presidente, etc. Mas o fato é que já está programado. Mentalizar outra realidade material é como estar num voo para Curitiba pensando como seria bom estar num voo para o Rio.
O erro dos fatores é ainda mais crasso. Achar que só desejo é suficiente para obter sua situação material é ingênuo. Desejar é apenas parte do processo. Precisa merecer! O mérito não é barato. Precisa ter crédito kármico para ter experiências positivas no mundo material. Precisa ser uma pessoa boa, mais especificamente, uma pessoa dhármica. O que dizer então, da vontade de Deus.
Em resumo, se você quer coisas materiais, você pode obtê-las, mas precisará ter mérito, sendo uma boa pessoa, e muita paciência, pois talvez leve umas vidas para frutificar o resultado esperado.
E isso nos leva ao mais grave dos erros da lei da atração: foco. É justamente a fonte de todo nosso sofrimento e toda nossa ansiedade ficar desejando coisas no futuro (veja: https://www.youtube.com/watch?v=8ULG3crkj5M). É o que chamo de paradigma da fantasia no Caminho 3T, onde fazemos listas de “felicidade condicionada”, achando que este carro, aquele cargo, esta situação, este tanto de fama e reconhecimento, estas pessoas ao meu redor, etc vão me trazer felicidade. Isso é um engodo. Com a mente presa no futuro, em uma rede de desejos e anseios ilimitados, o único resultado real é frustração, ansiedade, raiva e decepção. A felicidade nada tem a ver com o tipo de carro que tem, o cargo que ocupa, ou qualquer outro fator externo. Sua felicidade é inteiramente baseada nas coisas da alma: conexão e serviço (veja: https://www.youtube.com/watch?v=gZg-t0PppL4). Ou seja, é apenas quando trazemos nossa mente para o aqui e agora, para o cumprir de nosso dharma e, mais importante, para nossa conexão espiritual em bhakti, é que realmente experimentamos a felicidade.
Entenda mais vendo meu vídeo sobre o tema.
Nao concordo…se a pessoa tem fé, ele pode conseguir tudo, sim, basta arrancar os pensamentos negativos que vao aparecendo e substituindo por outros positivos, nao importando o que esta acontecendo. Essa conversa é de ATEU…Está escrito que recebemos de graça e nao por obras…só recebe milagres, quem acredita nele. É sem merecimento mesmo, senao, nao seria GRAÇA!!!!! Tbem nao acredito nesse negocio de ficar vizualizando, afirmando o que se quer, acredito que temos que apenas viver, mas viver assim como os passarinhos que apenas executam a natureza deles que é cantar…a nossa é confiar que temos um ser maravilhosos vivendo em nós e que este nos ama incondicionalmente e consequentemenete tudo acaba bem, se assim pensarmos. Esse texto seu nao tem nada a ver….entao uma pessoa doente, nao tem chance de cura, porque já foi programado???? ah, peraí né meu filho…tudo poder deprogramado, vc sabe disso pelo menos né? Acho que esse texto é de quemnao tem esperanças e que vive por viver, sem lembrar que DEUS quer que tenhamos tudo de bom em nossas vidas o tempo todo…basta concordar com ele. VOCE NUNCA FICOU SABENDO DE MILAGRES DE CURA, DE LIVRAMENTOS…DE TESTEMUNHOS FABULOSOS????? Ta fora da mídia, fora do mundo material e espiritual. Desculpa , mas esse texto nao pé a realidade, é mensagem de desesperança…um ser que esteja pensando em se retirar desse mundo, nao pode ler esse seu texto que é para nao conseguir consumar o ato. Por favor, vamos enviar msg de esperança, de positividade….vamos abrir a boca apenas para curar, edificar, abençoar…vamos? Desculpa, mas nao achei legal.
Nossa fé deve ser em acreditar que Deus nos dá tudo que precisamos. Fé que Deus quer que sejamos felizes com o que temos e que concentremos nossas energias em ser a melhor pessoa que podemos ser, aqui e agora. Não precisamos ficar pedindo coisas no futuro. O futuro não existe. Só existe hoje. Veja o exemplo de Jesus e todas as grandes almas de todos os caminhos espirituais do mundo. Onde vê eles desejando coisas do mundo? Onde vê eles estimulando que você se enlouqueça com desejos por coisas materiais e riquezas? É o contrário. Jesus pedia para todos largarem tudo para trás. Krishna pede para concentrarmos nossa atenção em ser a melhor pessoa, fazer a melhor ação possível de acordo com nossa essência, a cada momento. Assim ficamos felizes. Simplesmente é impossível ser feliz quando está cheio de desejos egoístas e superficiais. Isso lhe trará uma vida de ilimitada ansiedade, inveja, frustração, raiva e depressão. Observe e constate esta realidade.
É tanta gente falando tanto – e até de forma convincente – sobre o que não entende. Não se pode sentar em cima de velhos paradigmas para explicar certas coisas contrárias a eles. Tem coisas que não cabem dentro da “lógica” de certas pessoas, então seria melhor que elas não falassem nada a respeito.