Você sente que sua realidade cotidiana simplesmente não tem a ver com seus desejos da alma? Como que esta falta de sintonia entre seu verdadeiro eu e a realidade se dá? E como resolver? Vamos ver isso aqui.
Veja aqui meu vídeo sobre este tema.
Recebi esta interessante pergunta:
“Como fazer quando os seus desejos da alma não se alinham com a realidade cotidiana?”
Viver os desejos da alma seria viver sua vida plenamente, alinhado com quem você realmente é nessa encarnação. Seria viver sua essência. Na linguagem que uso, seria viver seu dharma, que é sua essência e seu propósito.
E qual o maior obstáculo em viver assim? Você mesmo. Só você, na verdade.
O problema não está com a realidade cotidiana. O problema está em você não se valorizar e não construir a sua vida, alinhada com seu dharma, com sua essência.
Somos levados por desejos mundanos, futilidade, orgulho, medo e a opinião dos outros. Essas forças nos levam as escolhas erradas, carreira errada, relacionamentos errados… o que chamo de vida errada.
Quanto mais somos guiados por questões externas, mais nos afastamos de nossa essência e pior fica a qualidade de nossa vida. Isso acontece mesmo se tivermos “sucesso” material, com ganhos, conquistas e promoções. Essas coisas externas podem nos enganar por um tempo, mas não preenchem o buraco no coração.
Sua alma pede mesmo a essência, a verdade. Viver seu propósito, seu dharma. E, em último caso, o despertar devocional (bhakti).
Portanto, se está se sentindo que sua realidade cotidiana não bate com os desejos da alma, você precisa iniciar um processo gradual de realinhamento. Vencendo o medo e a preguiça, precisa, passinho por passinho, ajustar as coisas na sua vida, desde o trabalho até os relacionamentos, para que fiquem alinhados com sua verdadeira natureza.
Para que isso funcione, precisa ter um processo na vida de autoconhecimento e até autorrealização. Os dois fazem parte de um único caminho e envolvem uma série de técnicas e conhecimentos que lhe ajudam a caminhar nessa direção, naquilo que chamamos do despertar. Veja este vídeo para entender melhor o que seria o despertar espiritual.
Na medida em que vai se conhecendo e vivendo cada vez os desejos da sua alma, experimentará enormes saltos de qualidade de vida e crescente bem-estar. Verá que todo esforço e qualquer sacrifício que fez para conseguir isso valeu a pena.
Uma pergunta fundamental para inserir qualquer mudança na vida: “do que eu preciso abrir mão para fazer isso acontecer?”. Pense nisso ao buscar as mudanças necessárias para alinhar sua vida cotidiana com os desejos de sua alma.
Conheça mais sobre o dharma, e sobre como evitar o paradigma da fantasia, no livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br). Aprenda a gradualmente desvendar seus propósitos e clarear a mente para viver sua vida alinhada com a realidade cotidiana.
Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “O Caminho 3T… deveria ser lido por todo ser humano… me encanto todo dia com cada parágrafo do seu livro, ele é simplesmente uma obra Divina.” – Pedro Gama
Olá. ..gratidão por encontra-lo…na lista de mantras que costumo ouvir no YouTube !Estou trilhando esse caminho de conexão da Alma com o mundo…e por alguns momentos me sinto UM PEIXE FORA D’ÁGUA, pois estou contra a maré…mas,não desisto da busca do meu propósito. ..adoro estar com as crianças e com os idosos SÃO INCRIVEIS (acredito pq eles não tem freios)…gratidão. ..gratidão. ..gratidão. .