Aqui vamos passar 6 passos para a superação de qualquer baque. Não só superar, mas se sair melhor! Veremos como lidar com aquele revés que vem de surpresa. Como processar a derrota de forma a não perder o foco na ação positiva? Como ressignificar o momento para crescer?
Veja aqui meu vídeo sobre este tema.
Ninguém gosta, mas ninguém escapa. Todos nós vivemos estes momentos de receber aquela baita notícia ruim. O momento que somos rejeitos no trabalho, o momento que nosso negócio deu errado, o momento que descobrimos que nosso relacionamento amoroso se acabou etc. Aqui vamos listar 6 passos para superar estes acontecimentos desagradáveis de forma proveitosa e útil.
1º Passo: Permita a Dor
A primeira coisa é que devemos aceitar a dor. Muitas vezes sofremos por ter raiva da dor. Especialmente quando no caminho do auto-aprimoramento e autorrealização, as pessoas acham que não podem se sentir chateadas e aí lutam com seus sentimentos, ficando ainda pior.
Então, aceite a dor. Aceite sua fragilidade. Isso não lhe torna mais fraco, mas lhe alinha com a realidade, lhe deixando mais forte.
Permita-se o momento de sentir a dor, de entender ela, de defini-la propriamente. Isso vai ser fundamental para curar a ferida emocional que o evento lhe causou.
2º Passo: Observe o Momento de Desconexão com a Realidade
Observe como todo seu sofrimento é baseado numa única coisa: sua desconexão com a realidade.
Sua sensação ruim só se deve ao fato que você cultivou uma fantasia e a bolha estourou. Você achou que tinha que ganhar, achou que precisava daquela pessoa ao seu lado, achou que precisava fechar o negócio. Você achou que assim deveria ser a vida. Mas aí descobriu que não. Descobriu que a vida tinha outras caminhos para você.
A diferença entre sua expectativa e a realidade é o que está lhe trazendo sofrimento. Não o fato em si.
Quando uma porta se fecha, é só para lhe ajudar a encontrar a porta certa, mas naquele momento você está sofrendo achando que tinha que ser esta porta fechada.
3º Passo: Veja Como Sua Mente Cultivou Algo Distante da Realidade
Tente observar o erro. É assim que aprendemos. Sempre busque ver onde errou, para não errar novamente.
Observe como foi que construiu e alimentou o paradigma da fantasia, com sua mente no futuro, achando que para ser feliz a realidade precisava ser deste ou daquele jeito.
Veja que você tinha outra opção: viver no aqui e agora, viver seus valores. Ou seja, viver uma vida focada nos seus dharmas, uma vida de propósito, onde o objetivo é ser o melhor de você, diante do que a realidade lhe traz.
4º Passo: Para de Sentir Pena de Si Mesmo
Pessoas mentalmente fortes não sentem pena de si mesmo. Descarte de longe qualquer sentimento de vitimismo. Descarte qualquer noção de “eu não merecia isso”.
Tendo se permitido reconhecer a dor inicial, agora jogue para longe qualquer sentimento de tristeza, de lamentação.
Quando você sente pena de si mesmo, você está só aumentando sua dor, atrasando sua vida, tardando sua conquista.
5º Passo: Cultive a Gratidão e Veja os Novos Horizontes se Abrindo
Agora respire fundo (de verdade, ajuda muito!). Cultive gratidão. Sim, isso mesmo: cultive gratidão pelo acontecimento. Aceite o desafio. Com entusiasmo, olhe para sua vida e veja os novos horizontes se abrindo, os novos rumos.
Que descobertas fará neste novo caminho? Quais aspectos de sua pessoa vai descobrir, relevar, nesta nova trajetória?
O cenário mudou, sim. Mas nele você poderá ainda ser a melhor versão de você.
6º Passo: Foco Na Sua Ação Iluminada
Agora chegou a hora de traçar sua nova rota. Agora deve ver o melhor caminho a trilhar diante da compreensão da realidade como se apresenta a você.
Agora que você está realinhado com a realidade, tendo se afastado de sua bolha de fantasia, é hora de planejar um curso de ação apropriado, o mais alinhado possível com sua natureza, com seus dharmas.
Tendo encontrado a melhor solução, agora busque a menor e mais fácil primeira etapa. Seu passo bebê, o início.
Foco agora na sua ação iluminada. A vida continua e continua para melhor.
Conclusão
Experimente estes 6 passos diante de qualquer baque em sua vida. Veja como você não só vai superar o revés, mas prosperar diante dele. Aqui neste artigo eu deixei links para vídeos que lhe ajudarão a entender melhor cada um dos passos. Aproveite.
Mestre Giridhari, a ideia que traz de criar um Plano de Ação , tendo por base o nosso Dharma e a partir daí ,dar pequenos passos em direção ao que se pretende realizar , pode parecer simplória , mas sinto como revolucionária. Quantas coisas na vida , fui deixando de lado pois já queria ver logo o resultado pronto, e logo desistia. Ter a humildade associada à simplicidade, me parece que me levam muito mais longe. Gratidão por suas reflexões que nos esclarecem nas nossas.
Mestre Giridhari, a ideia que traz de criar um Plano de Ação , tendo por base o nosso Dharma e a partir daí ,dar pequenos passos em direção ao que se pretende realizar , pode parecer simplória , mas sinto como revolucionária. Quantas coisas na vida , fui deixando de lado pois já queria ver logo o resultado pronto, e logo desistia. Ter a humildade associada à simplicidade, me parece que me levam muito mais longe. Gratidão por suas reflexões que nos esclarecem nas nossas.
Me ajuda muito cada publicação que leio do Giridhari Das.
Ele é meu mentor.
Gratidão