O Livro da Vida: Dharma ou Karma?

Aqui vou usar a metáfora clássica da vida como um livro para explicar a diferença entre você viver com foco nos seus propósitos, seus dharmas, contra viver com foco no karma, no resultado futuro.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Dharma e karma são dois importantíssimos termos no caminho do yoga.

Dharma significa essência e dever. Dharma é aquilo que nossa essência pede de nós. Dharma é propósito. No Caminho 3T explicamos que existem 7 categorias de dharma, 7 tipos de propósitos que preenchem e guiam nossa vida. Pode aprender mais sobre dharma assistindo esta playlist.

Karma todos pensam que é uma coisa ruim que nos acontece. Mas não é bem isso. Karma é ação em Sânscrito. A Lei do Karma fala sobre o resultado que colherá de suas ações. Boas ações, trarão bons resultados materiais. Más ações, maus resultados. Mas a palavra karma em si, significa ação. Portanto, no yoga, a palavra é usada no sentido de descrever aquela ação feita em busca de um resultado mundano no futuro.

Assim, verá na Bhagavad-gita que Krishna contrasta o yogi com um karmi. O convite do divino é que cada um de nós deixe de ser um karmi, e passe a ser um yogi. O que é isso?

Um yogi é aquele ou aquela que está com foco no aqui e agora, em viver a vida nesse momento, em ação e devoção transcendental. Já o karmi está com o foco no futuro, desejando o resultado – os frutos – de sua ação

O ponto chave para viver como um yogi, enquanto aqui encarnado, lidando com as complexidades da vida, é trazer seu foco para o dharma, para cumprir seus propósitos. Podemos manter a vida no aqui e agora porque preenchemos nossa mente com o ato em si, com o que estamos fazendo da vida neste instante, alinhado com nossa essência.

Já o karmi está perdido naquilo que chamo de paradigma da fantasia. Ele ou ela vive correndo atrás de algo que “vai trazer felicidade”, não reparando que está fazendo isso vida após vida, ano após ano, dia após dia, e a tal da felicidade nunca chega. Invés de felicidade, só encontra ansiedade, frustração, inveja, medo e raiva.

Se a vida é um livro, e cada dia uma página, o yogi está totalmente absorto na página de hoje. Ele ou ela está atentamente lendo cada palavra da página – absorvendo cada sentimento, e aproveitando cada frase da página. A página de amanhã não o distrai. O yogi não perde a leitura, ansiando com o que vai acontecer na outra página, no próximo capítulo. O yogi não estraga sua experiência de viver a história, sonhando que a história siga para uma ou outra direção, que tal personagem entra ou saia da história, que tal evento aconteça ou deixe de acontecer com o herói da história.

Imagine você lendo um livro e não conseguindo acompanhar bem a história, só pensando em como acha que a história deveria seguir? Imagine você não aproveitando a página diante de você, ansioso em saber o que estará escrito na página ou capítulo seguinte? Assim vive um karmi.

O karmi mantém seu foco nas páginas ainda a vir. Ansiosamente pensando que sua felicidade está definida nas páginas futuras, o karmi mal lê o que está diante dele ou dela. Sem atenção, as páginas vão passando, num turbilhão confuso de emoções, sem foco, sem sentido. Sempre pensando na página seguinte, no capítulo seguinte, o karmi não repara que está sofrendo inutilmente, perdendo a história toda.

E tem mais. Ao trazer todo seu foco para a página de hoje, ao fazer seu melhor em cumprir seus propósitos, automaticamente está contribuindo, fazendo tudo que pode, para sua história ser a melhor possível nas páginas seguintes. Foco no dharma é ter a melhor experiência com a vida hoje e garantir o melhor futuro amanhã, sem se preocupar com isso.

A escolha é sua. Você vai trazer seu foco para a página, para cada palavra, diante de você? Ou você vai ficar vivendo em ansiedade pensando nas páginas a vir? Você vai fazer o melhor de sua história ou passar a vida fantasiando com outra história? Você vai escrever uma linda história iluminada hoje, ou encher seu livro de vãs fantasias egocêntricas não-vividas? Seu livro de vida vai ser um diário de gratidão e propósito, oferecido a Deus, ou um diário de loucura e frustração?

No livro, “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) eu explico em grande detalhe o que é dharma, o que é a Lei do Karma e o que é karma-yoga para você viver sua vida na página de hoje, com alegria e gratidão.

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “O leitor tem em mãos o guia ou caminho das pedras para a verdadeira transcendência.” – Enéas Guerriero (Iswara dasa), autor, palestrante, life and spirit coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *