A Ciência Mostra a Coisa Mais Transformativa Para Seu Cérebro (e não é Meditação!)

Quando falamos em hábitos que transformam o cérebro, logo pensamos em meditação. Com certeza, meditação é muito, muito importante. Mas aqui vamos compartilhar o resultado de anos de pesquisa da neurocientista Wendy Suzuki mostrando que uma outra atividade é ainda mais importante para a saúde do cérebro e que mais traz transformações para seu cérebro: o exercício.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Se você soubesse de algo que poderia fazer agora para melhorar seu humor, aumentar seu foco e lhe proteger de doenças como Alzheimer e depressão, você faria?

A pesquisadora Wendy Suzuki explica que vivia enfurnada no laboratório, trabalhando demais, sem se cuidar, sem qualquer exercício. Ela foi vendo sua saúde sofrer por isso, ganhou peso e, pior ainda, se deu conta que estava miserável. Ela decidiu que tinha que mudar seus hábitos.

Quando começou a fazer exercício ela começou a experimentar mudanças mentais, de melhor bem-estar emocional e mais foco. Ela se sentiu mais forte, com mais energia, mais feliz e ainda perdeu seus 11kg extras que tinha acumulado.

Então, ela decidiu mudar o foco de suas pesquisas, que antes eram no campo de estudos de memória, para entender, cientificamente, o impacto do exercício no cérebro humano.

O que ela descobriu é que a coisa mais transformativa para seu cérebro é exercício físico.

Uma única sessão de exercício físico:

  1. Aumenta os níveis de neurotransmissores de bom humor como serotonina e dopamina, melhorando seu humor;
  2. Aumenta sua habilidade de mudar e manter seu foco, por pelos menos 2 horas;
  3. Melhora seu tempo de reação, ou seja, torna seu cérebro mais rápido.

Ela então pesquisou exatamente o que estava acontecendo com o cérebro com o exercício. O que ela descobriu foi que o exercício contínuo muda a fisiologia, anatomia e função do cérebro, pois afeta duas importantes partes de seu cérebro: o hipocampo e o córtex pré-frontal.

Exercício cria novas células no hipocampo aumentando seu volume, aumentando sua memória longo prazo. O hipocampo é um local importante do sistema de memória do cérebro e também a “caixa de entrada” onde informações do dia, das coisas que aprendeu e experimentou hoje, ficam armazenadas até serem distribuídas para locais de memória longo prazo.

Aqui neste vídeo eu falo sobre a função do hipocampo, memória e o sono:

O exercício também melhora o capacidade de atenção (foco), mudando e aumentando o córtex pré-frontal. Para entender a importância do córtex pré-frontal na sua vida, veja este vídeo que explica o comportamento de adolescentes pelo fato deles ainda não terem o córtex pré-frontal desenvolvido inteiramente:

Manter um bom regime de exercício também aumenta a produção dos neurotransmissores do bom humor como serotonina e dopamina permanentemente, melhorando seu astral.

Melhor ainda, ela mostra, ter um programa de exercícios vai proteger seu cérebro da decadência natural do passar dos anos.

Isso porque as duas áreas que sofrem mais o processo natural de decadência são justamente o hipocampo, afetando memória, e o córtex pré-frontal. São essas as duas áreas do cérebro mais beneficiadas pelo exercício.

Com isso, ela conclui, o exercício pode retardar ou evitar os efeitos de demência e Alzheimer.

E quanto exercício é necessário para todos esses belos efeitos? Ela diz que basta 3 ou 4 vezes por semana, por 30 minutos.

Por isso que eu sempre enfatizo a importância de cuidarmos do corpo. O corpo saudável é importante para uma mente saudável. E uma mente saudável é peça chave para uma vida feliz, em auto-aprimoramento e autorrealização.

Eu mesmo faço questão de fazer algum tipo de atividade física todos os dias, sendo que 3 vezes por semana de forma bem intensa.

E se você está tendo dificuldade em introduzir novos hábitos em sua vida não deixe de assistir este playlist com vários vídeos que gravei mostrando como fazer isso, compartilhando as mais eficazes maneiras de incorporar mudanças na vida.

No Caminho 3T eu enfatizo a importância de vivermos nossos dharmas. E um desses dharmas é o que chamo de dharma natural. O dharma natural tem 3 pilares: 1) exercício, 2) sono de 7-9 horas por dia, e 3) dieta saudável.

Cuidando bem de seu dharma natural, você maximiza o potencial de sua máquina, o corpo e cérebro, maximizando assim o que pode conseguir com sua mente, o que então libera o pleno potencial de sua alma.

Uma ideia sobre “A Ciência Mostra a Coisa Mais Transformativa Para Seu Cérebro (e não é Meditação!)

  • 03/07/2020 às 13:47
    Permalink

    Bom dia Giri acompanho sempre suas postagens.Muito esclarecedor e benéfico sempre.Namastê

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *