Mapa Mental

O que é o mapa mental? Como isso afeta nossa vida? Descubra como você pode totalmente mudar sua experiência de vida, mudando seu mapa mental.

Mapa Mental

Quando você está em um local desconhecido, um mapa é de grande valia. Ao ver onde está, você pode entender como chegar aonde quer, de onde veio e quais são as rotas possíveis para sua jornada. Ao ver sua localização no mapa, talvez sinta felicidade ao saber que está próximo de algo que precisa, como um posto de gasolina, uma loja que procurava ou até mesmo o destino que buscava. Ou, ao contrário, pode ficar desanimado, vendo que errou muito o caminho e estava indo na direção errada, e que agora vai demorar para chegar aonde pretende ir. Assim, temos a experiência, mesmo com um mapa normal de coordenadas GPS, de experimentar mudanças no nosso bem-estar, nosso nível de entusiasmo e nossos planos de acordo com o que o mapa revela.

Temos outro mapa, sempre ativo, muito mais complexo: nosso mapa mental. O mapa mental é sua visão da vida. Parecido com o mapa normal de longitudes a latitudes, este mapa lhe mostra onde você está, só que do ponto de vista existencial. Ele mostra as opções de destino, as rotas para chegar lá, as rotas que já percorreu e lhe dá uma visão geral da vida. A diferença é que este mapa é muito complexo. Ele tem inúmeras dimensões: prática, financeira, emocional, física, espiritual, etc. O mapa, então, reflete absolutamente no seu bem-estar. De acordo com o mapa, você sentirá entusiasmo ou depressão, medo ou alegria, paz ou ansiedade, etc. Note bem: essas sensações se dão de acordo com o mapa mental que você tem. Em outras palavras, como tenho explicado, sua experiência de vida é fruto de sua visão da vida, não baseada na realidade externa.

E aqui entra a questão fundamental: o que acontece quando nosso mapa está errado? Voltando ao exemplo do mapa normal, se você se baseia num mapa errado, certamente vai se frustrar, vai se perder. Nosso mapa mental, sendo fruto de nossa visão de vida, sofre distorções de acordo com a visão de vida que cultivamos. Um mapa mental distorcido pode lhe levar a crer que não há esperança na vida, que não há rotas para frente e que não há futuro. Ou pode lhe mostrar que você está preso na rota atual e não há saídas, apesar de você não estar nada satisfeito com a viagem. Achamos que a vida é assim e nos conformamos com a viagem infeliz, não sabendo que o problema não é a vida, não são os fatos externos, mas, sim, nosso mapa mental da situação.

E o que precisamos para ter um bom mapa mental? Conhecimento. Novos conhecimentos preencherão seu mapa mental com informações e opções até então desconhecidas por você. Conhecimento mostrará que rotas que você antes achava boas, são, na verdade, rotas ruins, que não levam a nada. Conhecimento poderá lhe mostrar novas dimensões de seu mapa, até então ignoradas. Com o conhecimento certo, você terá uma visão completamente nova da realidade, ou seja, um mapa mental completamente diferente e, assim, uma experiência de vida completamente diferente.

Foi isso que aconteceu com Arjuna ao ouvir as explicações de Krishna na Bhagavad-gita. Ele foi de uma crise de pânico, de absoluta falta de esperança, a um estado de ilimitada felicidade e entusiasmo apenas com o conhecimento, sem que nenhum aspecto da realidade externa tivesse mudado. Krishna corrigiu o mapa mental de Arjuna.

Veja aqui meu vídeo sobre este importante tema do mapa mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *