3 Coisas Que Pessoas Mentalmente Fortes NÃO Fazem

Aqui vamos ver 3 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem. Isso vai lhe ajudar a desenvolver mais foco, determinação e força para guiar sua vida, conquistar seus objetivos e sofrer menos.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Essas informações são tiradas dos livro “13 Things Mentally Strong People Don’t Do” [13 Coisas Que Pessoas Mentalmente Forte Não Fazem] de Amy Morin. Aqui vamos resumir estes 13 pontos em 3 pilares principais.

  1. Não acham que o mundo lhes deve algo

Pessoas mentalmente fortes não reclamam da vida, se lamentando por aquilo que a vida lhes trouxe.

Fique atento a frases como essa em sua mente (ou pior em sua fala!): “Não mereço isso”, “Trabalhei tanto e olha o que aconteceu”, “Sou uma pessoa boa, isso não deveria acontecer comigo”, etc.

Quando crianças, nossos pais e professores tentavam manter tudo justo. Naturalmente os educadores dão elogios ou prêmios para as conquistas, o esforço e o bom trabalho. Nos acostumamos com isso.

Quando crescemos, queremos que Deus ou o Universo faça o mesmo! Mas a vida não é assim.

Até porque, de acordo com o yoga, vivemos hoje os frutos de nossas ações de outras vidas, no processo da Lei do Karma.

Uma maneira boa de vencer este tipo de atitude é pensar nas pessoas sofrendo mais do que você, que passaram por mais do que você, que não têm o que você tem. Seriam essas pessoas “piores” que você? Teriam todas as essas pessoas “trabalhado” menos que você?

Então, ao invés de pensar o que você deveria receber, você pensa em como servir.

Não pense no que você “merece”, mas pense no que você “oferece”.

No linguajar do yoga, foco no dharma. Foco na sua ação iluminada. Até porque este é o foco que vai realmente lhe trazer prazer e satisfação na vida.

 

  1. Não se prendem em coisas que não podem controlar

Pessoas mentalmente fortes não se preocupam com aquilo que está além de seu controle.

Quando estiver sofrendo, pegue um papel e divida em duas colunas. De um lado escreva o que pode controlar e do outro o que não pode controlar.

Corte a parte das coisas que não pode controlar e rasgue em pedaços ou queime. Abra mão daquilo que não pode controlar.

Traga seu foco para aquilo que pode controlar e ignore o resto. Foco no que pode oferecer, no que pode fazer.

Você não pode controlar o que acontece com você. Mas você controlar como você reage. Este é um dos pilares do Caminho 3T, do yoga. Temos gigante poder de moldar nossa mente para reagir bem a vida e assim ser feliz. E reconhecemos que não podemos controlar as outras pessoas, nem os eventos do mundo.

Alteramos a maneira como reagimos ao mundo, trabalhando nosso foco, o que as coisas significam para nós e ajustando nosso comportamento.

Para entender mais sobre este ponto, estude o conceito de Círculos de Zorro neste vídeo abaixo.

 

  1. Não ficam cometendo o mesmo erro, vezes e mais vezes.

Pessoas mentalmente fortes não perdem tempo cometendo os mesmos erros, mantendo os mesmos padrões doentios de comportamento.

É natural ao ser humano perpetuar sua forma de ser. Requer um esforço especial você buscar quebrar seus moldes, sair de sua zona de conforto, para crescer. Sem isso ficamos na mesma, não evoluímos.

Portanto, reconheça e admita seus erros. Conheça suas limitações para ficar atentas a elas na maneira como lida com a vida. Neste vídeo abaixo eu me aprofundei neste tópico.

E lembre-se de ter muito carinho e amor próprio no processo de lidar e corrigir suas falhas. Você deve agir como um amigo aconselhando um amigo. Se você for duro demais consigo mesmo, sem grandes doses de autoperdão, vai apenas piorar sua situação.

Estude as causas do erro e as soluções possíveis, livre de cargas emocionais.

 

Aqui a lista completa dos 13 pontos do livro:

  1. Pare de sentir que o mundo lhes deve algo
  2. Pare de sentir pena de si mesmo
  3. Pare de se ressentir do sucesso de outras pessoas
  4. Pare de desperdiçar energia com coisas que não pode controlar
  5. Pare de viver no passado
  6. Pare de deixar a opinião de outras pessoas ditar sua vida
  7. Pare de se preocupar em agradar a todos
  8. Pare de cometer os mesmos erros repetidamente
  9. Pare de se esquivar das mudanças
  10. Pare de temer correr riscos calculados
  11. Pare de esperar resultados imediatos
  12. Pare de desistir após uma primeira falha
  13. Pare de temer passar tempo sozinho

Estes 13 pontos oferecem-nos uma excelente lista que merece nossa cuidadosa atenção e aplicação na vida. Praticando os 3 pilares descritos aqui neste artigo e vídeo, você criará uma base muito forte para seu auto-aprimoramento.

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