Mahavira Das, Grande Pioneiro da ISKCON do Brasil

Mahavira Das (David Roberts) nasceu no verão de 1952 em Hamilton, no Canadá. Filho de uma americana de família Irlandesa e um canadense de família Galesa, Mahavira cultivou uma vida saudável e ativa, participando de esportes, estudando artes e mais tarde participando de uma banda de rock.

Quando os discípulos de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada visitaram sua cidade, todos os membros de sua banda se tornaram devotos de Krishna, e decidiram se juntar aos devotos espontaneamente. Quando acordou uma manhã e ouviu pela primeira vez os votos todos que tinham que ser seguidos, espantou-se, mas decidiu ficar, porque amava cantar os mantras, a companhia dos devotos e, especialmente, a deliciosa comida sagrada que preparavam, chamada de krishna-prasadam.

Mahavira andando ao lado de Swami Prabhupada em Caracas, Venezuela

Foi em Detroit, em 1971, que finalmente se encontrou com o mestre espiritual dos devotos, Swami Prabhupada, e tomou iniciação dele, recebendo o nome espiritual de Mahavira Das. Maha significa grande e vira significa herói. Prabhupada explicou que é um nome do Hanuman, o grande macaco herói do épico da história do Senhor Rama. Das significa servo, então seu nome significa “servo do devoto do Senhor, o grande herói, Hanuman”.

Mahavira Das liderando um kirtan

Após sua iniciação ele iniciou sua ilustre e frutífera carreira como missionário de Krishna. Ele começou levando a mensagem de Krishna e Prabhupada para o Caribe e logo depois para a América do Sul.

Quando ele chegou no Brasil no início de 1975, ele sentiu que tinha chegado em casa. Ele primeiro tentou estabelecer um templo no Rio, mas não teve sucesso. Quando sugeriram que ele tentasse São Paulo então, ele não hesitou. Lá teve sucesso imediatamente, conseguindo uma bela casa para servir como um templo. Com isso logo começaram a aparecer os primeiros devotos de Krishna do Brasil e ele conseguiu organizar a tradução e impressão dos livros de Prabhupada para ajudar a divulgar a mensagem de Krishna.  Foi uma época que ele lembra com carinho, de grande magia e alegria.

Na foto vemos Mahavira fazendo sankirtana na Esplanada dos Ministérios em Brasília, com Jayagouri ao seu lado esquerdo em um sari vermelho

Foi em São Paulo também, em 1976, que casou com a devota brasileira, Jayagouri Devi Dasi, também discípula de Swami Prabhupada, com quem teve quatro filhos e uma filha.

Mais tarde, quando reencontrou Prabhupada na Índia, ele o deu um novo apelido: “Mr. Brazil”!

E realmente Brasil foi seu lar por décadas. Junto com Srila Hridayananda dasa Goswami, Mahavira ajudou a abrir e desenvolver inúmeros centros, incluindo a famosa fazenda Nova Gokula em Pindamonhangaba, e encantou incontáveis brasileiros com seu jeito doce, meigo e amigável.

Foi só em meados da década de 90 que finalmente se despediu do Brasil.

Mahavira “Mr. Brazil”(foto 2020)

Desde então Mahavira tem morado em Alachua, na Flórida, EUA, onde existe uma grande comunidade de devotos de Krishna. Lá, de lado de sua esposa, viu seus filhos se formarem em Universidades diversas, desenvolvendo carreiras bem-sucedidas e suas próprias famílias. Hoje tem dois netos. Há muitos anos atua como executivo em uma multinacional mas nunca deixa de sonhar com seu retorno ao Brasil após se aposentar.

3 opiniões sobre “Mahavira Das, Grande Pioneiro da ISKCON do Brasil

  • 27/05/2020 em 16:34
    Permalink

    Grande Mahavira, tive a oportunidade de vê-lo uma vez aqui no Brasil, no Templo da Usina/Estrada Velha da Tijuca.
    Foi um período áureo do Movimento Hare Krishna aqui no Brasil.
    Tive a oportunidade de estar perto de Ambujacksa Dada, Purushatray, Pandaveya…
    Todas as Glórias aos Devotos Reunidos. Haribol !!!

    Resposta
  • 13/03/2021 em 11:13
    Permalink

    É importante relatar sobre o início do movimento Hare Krsna no Brasil, genuinamente. Não foi com a chegada de Mahavira que surgiram os primeiros devotos de Krsna, no Brasil. O movimento para a Consciência de Krsna não começou a partir da chegada de Mahavira Dasa. Já haviam devotos e devotas seguindo estritamente os quatro princípios, além de termos Bhakta Russel (iniciado por Srila Prabhupada como Radhapati Dasa), como líder no templo de Santa Tereza. Mas, bem antes do Bhakta Russel já haviam estado no Brasil, especificamente, no Rio de Janeiro, Hanuman Swami, Brahmananda Dasa (famoso discípulo de Prabhupada), entre outros. Vieram, também, com o Russel outros devotos do Havai que se espalharam pelo Brasil para pregar a consciência de Krsna, no RJ, São Paulo, Bahia e Recife, paralelamente.
    Quanto à questão das traduções dos livros de Srila Prabhupada, já tínhamos o Bhagavad-gita traduzido, por Maha Kala Dasa e Paravyoma Dasa. O BBT começou a existir a partir do templo no Butantã. E um BBT não começa sozinho sem ajuda, participação e serviço de outros membros qualificados. Portanto, a semente da consciência de Krsna foi semeada muitos antes da vinda de Mahavira Dasa Adhikary, na época brahmacari.

    Resposta
  • 02/06/2022 em 03:34
    Permalink

    O Bhagavad Gita foi traduzido por Aradhya Das (Carlos Amaro Fernandes). Trata-se de uma grande injustiça a desconsideração pelo serviço devocional feito por um pessoa. Aradhya traduziu. Prabhu Fulano , Maharaj Cicrano, Sriman Troiano e outros NÃO TRADUZIRAM o Bhagavad- Gita As It Is. primeira tradução do livro foi feita por Aradhya Das.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =