Um Conjunto de 2 Técnicas Para Vencer o Cigarro e a Distração

Como vencer o cigarro e como curar a mania de distração, que tira nosso foco? Aqui vamos ver um conjunto de duas técnicas para vencer os maus hábitos e seguir o rumo que deseja.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

A mente vicia em hábitos e manias nada saudáveis. Mas tem um vínculo entre a simples distração e o vício, que vamos enfatizar aqui, que é uma peça chave para uma vida melhor. Vamos unir duas técnicas, dois pontos chaves, para você ganhar força na luta contra tudo aquilo que lhe tira do caminho que deseja trilhar.

O primeiro ponto fundamental é entender que toda distração é precedida por uma sensação de desconforto. Ou seja, há um elemento emocional que age como gatilho para a repetição do vício ou mera distração.

Por exemplo:

  • Você diz sim ao pedido de uma reunião ou evento social porque é um tabu social negar as pessoas
  • Você come besteira porque está entediado
  • Você olha o telefone e as mídias sociais porque está sem saber o que fazer de útil

Você ganhará força se encarar a sensação de desconforto, e não apenas querer enterrá-la com a distração ou vício.

Aceite a emoção, identifique-a e encare-a de frente. Trabalhe a emoção. Não aceite que a emoção lhe empurre para uma ação indesejada.

O segundo ponto fundamental, bem expressado nos textos antigos do yoga e confirmado pela ciência moderna, é “segurar a onda”. Ou melhor, surfar a onda!

Não precisamos desistir. Não precisa ceder ao impulso tão logo apareça.

Podemos e devemos aprender a “surfar o impulso”. Isso significa aceitar o impulso, observá-lo e ficar com ele. Não ceder. Não ser engolido por ele. Não ser dominado. Mas você dominar o impulso.

Impulsos são como ondas. Crescem e depois quebram na praia. Não duram para sempre. Você pode aprender a surfar esta onda do impulso.

E aqui um detalhe importante que as pesquisas descobriram: impulsos duram menos de 10 minutos.

Use essa informação para ficar no comando. Isso lhe ajudará a ter força, sabendo que o fim está próximo, que é só aguentar mais um pouquinho.

Pode até falar para si mesmo, “tudo bem, vou ceder ao impulso, mas só daqui a 10 minutos”. Isso minimiza o impacto de negar o impulso. Quando passar os dez minutos, talvez nem se lembre mais da vontade.

Cada onda que conseguir “surfar” lhe dará mais confiança e força para surfar a próxima onda.

Outra técnica boa para “surfar os impulsos” é usar uma visualização. Ao sentir o impulso, visualize que está sentado à beira de um rio fluindo suavemente diante de você. Imagine o impulso como uma folha que entrou no seu campo de visão e agora estão fluindo rio abaixo. Você está observando a folha, não se identificando com ela, vendo-a gradualmente fluir rio abaixo. Logo a folha sai de seu campo de visão, saindo de sua consciência.

Aos poucos você pode aprender que você está no comando. Você não precisa ser vítima de seus impulsos. Você pode determinar o que quer fazer e quando quer fazer. Você pode escolher o que tem de melhor para fazer agora e se manter fiel as suas escolhas iluminadas.

Para mais técnicas de como introduzir novos hábitos e vencer os maus hábitos, veja este playlist!

Uma ideia sobre “Um Conjunto de 2 Técnicas Para Vencer o Cigarro e a Distração

  • 18/02/2020 às 16:50
    Permalink

    Excelente texto, Giridhari! Nos dias em que vivemos, há tanto estímulo, temos tantas tentações, distrações, que fica difícil manter o foco e seguir firme no nosso dharma.

    Gratidão pela reflexão que me proporcionou!

    Hare Krishna!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *