Técnica para Reduzir Ansiedade

A ansiedade é um dos grandes males dos dias. Quem não sofreu de algum nível de ansiedade mesmo nos últimos três dias ou mesmo hoje? Aqui uma técnica simples, rápida e cientificamente comprovada para reduzir sua ansiedade.

Técnica para Reduzir a Ansiedade

A ansiedade nasce da “pre-ocupação”, ou seja, de querer se ocupar em uma atividade que ainda não começou e que talvez nem sequer exista. Quando existe, digamos, uma viagem ou apresentação que precisa ser feita, mesmo já tendo feito tudo possível para nos preparar para o evento, ficamos remoendo em ansiedade, pensando se esquecemos algo ou em que pode dar errado. Outras vezes, ficamos em ansiedade aguardando algum evento acontecer, seja a chegada de alguém ou resultado de um exame, pensando freneticamente nas consequências do evento, nas coisas que teremos que fazer se der isso, ou aquilo, ou simplesmente imaginando o que pode ser o resultado. Tudo isso, é claro, é loucura!

Não ajuda em nada ficar assim, só atrapalha. Acaba com nosso bem-estar sem trazer resultados úteis. Temos que simplesmente fazer nosso melhor agora mesmo. Uma vez feito, não é mais conosco. O resultado não depende de nós, está nas mãos de Deus (https://www.youtube.com/watch?v=elsRh8gf34w). E se um evento não aconteceu, deixe ele primeiro acontecer. Deixe primeiro o resultado do exame chegar, para então fazer seu planejamento de como lidar com ele. O futuro praticamente nunca segue como imaginamos e agora, neste momento, há algo útil a ser feito, há um dharma a ser realizado de concreto. Então, foco no aqui e agora, no que precisa ser feito neste instante. Isso é real, isso é útil.

A ansiedade é fruto da ilusão, da mente fora do aqui e agora, fantasiando sobre possíveis futuros e suas consequências. Talvez seja por isso que esta técnica descoberta pela ciência ajuda: escreva sua ansiedade!

Simples assim. Coloque no papel ou na tela. Escreva o que está lhe deixando ansioso. O ato de trazer o poder da razão, de expressar o medo, já ajuda a desfazê-lo. Quando sai de dentro de você, parece que já traz um alívio. Você não precisa ficar rodando a mente pensando na mesma coisa inutilmente. Já está registrado. Pronto, deixe de lado! “Posso esquecer agora, porque já anotei.”

Neste curto vídeo eu entro em maiores detalhes sobre a ansiedade e a mentalidade que devemos desenvolver para reduzi-la em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *