TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TOMAR BOAS DECISÕES

Tomar boas decisões não é só uma questão de sentimento ou inteligência. Aqui vamos passar 3 dicas cientificamente comprovadas para lhe ajudar no momento de tomar decisões importantes.

1ª Dica – Amplie as Opções

Nosso primeiro erro é reduzir as opções. Como nosso cérebro não consegue lidar com muitas informações ao mesmo tempo, a tendência é querer simplificar a vida. Só que acabamos simplificando demais, limitando nossas opções de forma artificial e danosa.

Para ampliar nossas opções, usamos uma técnica simples: faça um exercício mental onde você se encontra numa situação onde suas atuais opções estão descartadas e você está sendo forçado a criar novas opções, diferentes daquelas que estava cogitando.

Muitas vezes, ao fazer isso, surgem novas opções bem melhores.

2ª Dica – Mais Razão, Menos Emoção

Você já viu como não é nada bom tomar importantes decisões quando dominado por sentimentos emocionais, não é mesmo? Precisamos nos distanciar emocionalmente da decisão.

Muitas vezes ficamos travados no processo de decisão porque as emoções de cada escolha sobrecarregam nossa mente. Afastamos a inteligência e ficamos mais no sentimento, que pode ser algo perigoso, como expliquei neste vídeo.

Como já está cientificamente comprovado que nossas emoções nos levam a tomar decisões ruins, aqui uma técnica simples para reduzir a influência emocional de seu processo de decisão, valorizando assim os fatos e sua inteligência: tire você do processo. Finja que a decisão não é sua, mas sim de um amigo ou de um colega de trabalho. Finja que você está aconselhando alguém e que não tem nada a ver com você.

3ª Dica – Teste a Hipótese

Nem sempre é possível, mas o ideal é testar sua decisão antes de se comprometer.

Nossa mente é confusa, o QI é limitado, as emoções atrapalham e muitas vezes não temos os fatos importantes ou corretos no ato da decisão. Não é à toa que tomar más decisões acontece mais do que gostaríamos.

Por isso, nada melhor que realmente testar a decisão. Faça o test-drive do carro, ou melhor ainda, alugue o carro e faça uma viagem com ele, antes de comprar. Se está pensando em se mudar para outra cidade, passe lá duas semanas, não como turista, mas “vivendo” mesmo. Se está pensando em mudar de carreira, teste a outra vida em finais de semana ou num momento de férias antes de largar a carreira atual. Se vai se casar e ter filhos, viva antes juntos uns meses para sentir se a sintonia é real e duradoura. Testar a opção reduz enormemente as chances de tomar uma decisão ruim.

No livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) encontrará uma seção sobre como introduzir novos hábitos na vida e que pode lhe ajudar muito na hora de colocar em prática novas decisões.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “Perfeita base para todos os leitores, independente do nível atual de conhecimento sobre yoga.” – Jill Baker

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *