Sono: Seu Superpoder

Um dos pilares de uma vida proveitosa é o cuidado com a saúde do corpo e mente. Cada vez mais entendemos o papel crucial do sono nesse processo. Aqui vamos ver várias informações impressionantes sobre o poder do sono em lhe trazer bem-estar e cura e os perigos de dormir menos que o necessário.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Dormir é coisa séria. E muitos de nós podemos aprimorar e levar mais a sério o ato de dormir. Para isso primeiro precisamos entender como é vital para nossa saúde dormir e como mesmo uma hora a menos de sono pode ser literalmente mortal.

Aqui vou compartilhar os fatos apresentados pelo pesquisador de sono Matt Walker.

Ele começa com dados chocantes para captar a atenção das pessoas, especialmente do homens. Pesquisas mostram que homens que dormem menos de 5 horas tem testículos menores e uma saúde sexual de uma pessoa 10 anos mais velha que outros homens que dormem melhor. Com mulheres também a saúde sexual se perde.

Em seguida ele explica a importância que o sono tem no processo de aprendizado, de armazenar conhecimento, algo destacado sempre quando se fala da importância de dormir bem.

Uma pesquisa comparou um grupo dormindo 8 horas e o outro virando a noite. No dia seguinte tinham que estudar e memorizar uma série de informações. Resultado: o grupo que virou a noite gravou 40% menos. O que está acontecendo?

A explicação foi registrada na atividade da parte do cérebro chamado de hipocampo, que funciona como sua caixa de entrada de informação. O conhecimento primeiro chega e vai para o hipocampo, para só depois ser transferido para os locais de memória mais duradoura. O que não for transferido, é apagado.

Para a turma que não dormiu, desligou-se o hipocampo, não teve registro de atividade. Para quem dormiu bem, gravou-se bastante atividade nessa região.

O que acontece é que durante a fase de sono profundo há ondas cerebrais especiais chamadas “eixo do sono” que transferem as informações do hipocampo para sua memória longo prazo. Sem este momento do sono, não ocorre esta transferência. E isso gera esquecimento.

Quer aprender? Quer passar no concurso? Quer ter boa memória? Você precisa dormir bem.

Inclusive há agora suspeita que demência em idosos esteja ligada a queda na qualidade do sono. Pesquisas estão sendo feitas nesse sentido.

Aqui um dado chocante, mostrando o impacto do sono na nossa saúde física. Muitos países do mundo praticam o horário de verão. Mais precisamente há 1,6 bilhões de pessoas passando por isso. Resultado: 24% de aumento de ataques cardíacos no dia depois que reduziu uma hora de sono. Isso é impressionante. E mais interessante ainda: 21% de redução de ataques cardíacos no dia que ganha uma hora de sonho. Você pode enormemente aumentar ou diminuir suas chances de ter um ataque cardíaco dormindo uma hora a mais ou a menos!

E há estatísticas similares para acidentes de carro, níveis de suicídio e mais.

Falando em saúde, o sono tem um papel fundamental para aumentar sua imunidade. Uma informação que merece toda nossa atenção nesse momento.

Seu corpo tem um agente especial para manter sua saúde que é chamado “a célula exterminadora natural”.  Wikipédia explica: “são um tipo de linfócitos citotóxicos necessários para o funcionamento do sistema imunitário inato. Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais. Sua principal função é a morte das células infectadas.”

Bom, deu para entender que é super importante ter uma boa quantidade dessas células ativas, não deu?

Mas olhe só: com apenas uma noite de 4 horas de sono, há uma queda de 70% dessas células. Preste atenção: uma única noite de 4 horas de sono faz isso. Uma só noite mal dormida tem um impacto dramático na sua imunidade.

Por isso que há crescente evidência ligando falta de sono há vários tipos de câncer. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já declara que trabalhos noturnos são carcinogênicos.

Matt Walker conclui com uma forte alerta: quanto mais curto seu sono, mais curta será sua vida.

E basta tomar um remédio para dormir? Infelizmente não. Ele avisa: remédio de dormir não resolve. O sono químico simplesmente não recria os padrões cerebrais do sono natural. Temos que realmente nos esforçar para criar as condições necessárias para dormir bem, de 7-9 horas por dia.

Ele passa 3 dicas básicas para dormir bem:

  1. Evitar álcool e cafeína.
  2. Regularidade: dormir e acordar nas mesmas horas sempre.
  3. Quarto frio: é necessário baixar a temperatura do corpo para dormir. O ideal, diz ele, é um ambiente em 18º C.

Durma bem!

Uma ideia sobre “Sono: Seu Superpoder

  • 05/05/2020 às 19:06
    Permalink

    Adorei o post. Sobre o efeito no testículo acho que mereceria um aprofundamento para ficar mais crível.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *