PACTO DE ULISSES

Está tendo dificuldade em cumprir seus objetivos? Aqui uma técnica cientificamente comprovada, fácil de aplicar, para finalmente fazer aquelas coisas que vem querendo fazer, mas não faz.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Tem hora que a gente não consegue fazer o que quer, né? Falta força de vontade, ânimo… a coisa não acontece.

E tem aquelas coisas que não podemos deixar de fazer. Queremos garantir que vamos fazer.

Para isso tem uma técnica excelente, cientificamente comprovada, chamada Pacto de Ulisses.

Na mitologia Grega encontramos a história do herói Ulisses. Depois da Guerra de Troia, voltando para Grécia, ele quis ouvir o canto das sereias. O problema é que o canto era tão mágico, que quem os ouvia se jogava no mar, morrendo afogado. Então, ele fez um pacto com sua tripulação. Falou para eles tamparem seus ouvidos, amarrarem ele ao mastro, e não acatar qualquer outra instrução dele até ficarem longe das sereias.  Com isso ele conseguiu ouvir as sereias sem se matar.

É uma curiosidade da natureza humana que o medo de perder nos motiva mais do que a possibilidade de ganho.

Com a técnica Pacto de Ulisses, você se compromete, criando uma “perda”, se não realizar seu objetivo desejado. Com isso você cria um novo ímpeto, poderoso, para não desistir ou falhar.

Por exemplo, digamos que está querendo parar de fumar. Você pode fazer uma declaração diante de todos seus colegas de trabalho, família e amigos, prometendo que, se fumar sequer mais um cigarro, você vai pagar R$5000 de multa a ser distribuído entre os amigos.

Agora, se fumar você tem a humilhação pública e o prejuízo financeiro. Você adicionou dois poderosos motivadores para cumprir sua meta!

Um tipo de Pacto de Ulisses que funciona muito bem é o compromisso com uma pessoa. Por exemplo, combinar de encontrar seu amigo na academia, ou aula de yoga, ou melhor ainda pegar e levar para o local da atividade. Você tem o motivador da vergonha de deixar seu amigo lhe esperando. Vira um compromisso difícil de quebrar. Contratar um personal trainer para malhar ou marcar aulas particulares de yoga trazem este motivador.

Outro exemplo é combinar com os colegas da turma que se tirar nota baixa você vai bancar jantar para todos.

A ideia é simples: faça um pacto. Se comprometa diante dos outros a pagar uma multa ou fazer algo se não conseguir. O “motivador” de evitar a perda vai lhe dar a força extra que precisa para fazer seu objetivo acontecer.

No livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br)  você aprenderá outras técnicas importantes para introduzir novos hábitos, além de aprender quais são os melhore hábitos para acrescentar a sua vida.

 

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “Graças ao caminho 3T e aos seus vídeos tenho superado um problema de carência emocional que tenho desde a infância!” – Jessica Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *