OS PERIGOS DA MEDITAÇÃO

Meditação é tudo de bom, mas há também perigos. Por melhor que algo seja na vida, sempre há riscos. Vamos ver aqui os possíveis riscos da meditação para evitá-los e ter uma prática saudável.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Você certamente deve meditar. Milhares e milhares de pesquisas comprovam sua eficácia e efeito positivo na vida. Praticantes compartilham seus efeitos maravilhosos há milênios.

Mas é importante fica ciente de possíveis problemas que podem surgir na prática de meditação, especialmente quando é feita de maneira errada, ou fora de um contexto maior de compreensão e evolução da consciência.

O primeiro tipo de problema reportado é de natureza puramente física e incluem cansaço, tontura e dor de cabeça. Muitas vezes isso tem a ver com a má respiração no ato de meditar, ou uma postura malfeita ou inconfortável por falta de prática.

Outra reclamação mais comum são sentimentos ruins, emoções desagradáveis. Isso é perfeitamente compreensível. Meditação, afinal, é normalmente prática introduzida na vida daqueles que finalmente decidiram encarar seu eu interior, depois de muito tempo desprezando-o.

Imagine que você ficou no desleixo e não limpa sua casa tem meses. Quando finalmente for limpar a casa, não vai ser moleza, né? Vai ter coisa muito encardida, fedida e feia saindo da casa. Com nossa mente é assim também.

Ainda mais desagradáveis são os sentimentos de depressão e desmotivação que surgem em raros casos em alguns praticantes. Isso acontece porque no processo de despertar há uma profunda mudança de visão da vida. Começamos a enxergar uma outra realidade, antes ignorada, só que mais profunda e real. Isso faz com que a vida mundana se mostre pelo aquilo que ela é, uma sequência efêmera de ações que, na superfície, não fazem sentido ou satisfazem o “eu”.

Sem compreender como conectar o dia-a-dia a alma, compreensivelmente pode-se criar uma sensação de tristeza, de estar perdido, e, por isso, perder a motivação para agir num teatro aparentemente sem sentido.

Essa sensação de ter descoberto, mesmo que inconscientemente, outra realidade, às vezes leva a um sentimento ainda mais forte, de quebra com a realidade.  Cria-se uma sensação de estar desconectado com a realidade, como que perdido na existência, algo equivalente a estar flutuando à deriva no espaço.

O yoga alerta que esta não é a realidade última. Como exemplificado no filme clássico “Matrix”, a filosofia do yoga deixa claro que tem uma outra realidade superior, a ser descoberta pelo yogi.

E aí que chegamos num ponto importante. Quem já entra neste mundo da meditação armado destes conhecimentos acima citados e outro mais, reduz enormemente ou elimina as chances de experimentar estes sintomas negativos.

Viajar é tudo de bom. Mas viajar sem noção alguma do que vai encontrar pode ser bastante desagradável e até perigoso.

Quando vamos iniciar esta viagem para nosso eu interior, devemos nos armar de todo conhecimento possível. Devemos ir acompanhado de um guia experiente, o guru, que nos prepara para o que vamos encontrar.

E meditação não existe num vácuo. Sempre enfatizo este ponto. Meditação é uma de várias ferramentas poderosas dentro de um contexto muito maior. É importante entender o caminho todo e avançar nos diferentes campos de perfeição simultaneamente.

Mais do que isso, o tipo de meditação a ser praticada também altera muito a experiência e os resultados. Uma meditação muito vazia, sem foco, pode acentuar os sentimentos de oco, de desmotivação e de quebra com a realidade. Já a meditação que eu ensino, a meditação mântrica (japa), tem um foco bem específico, um significado, que ajuda a direcionar a mente para a transcendência de forma doce e segura.

Recomendo que você aprenda o processo completo e seguro de praticar meditação e avançar no caminho de auto-aprimoramento e autorrealização. Busque um conhecimento holístico das mudanças que deve esperar e as diferentes práticas para fazer isso acontecer de forma suave e gradual. Foi isso que tentei colocar no livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) e talvez seja por isso que já recebi inúmeros testemunhos de avanços com transformações positivas, e nunca um relato deste tipo de problema.

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “As portas da felicidade se abriram, num lindo e espontâneo movimento. Foi e está sendo uma experiência incrível! Tenho muita gratidão por ter encontrado seu livro e seus ensinamentos. Você faz um trabalho lindo, que seja sempre abençoado!” – Natália Arnold

27 ideias sobre “OS PERIGOS DA MEDITAÇÃO

  • 01/05/2019 às 23:56
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    Estou vendo os vídeos e Estou encantada.

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      • 31/08/2019 às 11:35
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        Bom dia há 2 meses faço meditação guiado baixei um áudio do YouTube, sinto que a prática tem me deixado mais calma, porém tenho tido muita tontura quando me levanto ou fico muito tempo com a cabeça abaixada isso tem alguma ligação?

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        • 06/09/2019 às 15:38
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          Pode ser a maneira como está respirando, ou mesmo a cabeça para baixo. Deve manter o pescoço ereto, cabeça erguida e respirar normalmente.

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  • 28/05/2019 às 10:51
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    Bom dia! Obrigada pelos ensinamentos, estou sempre acompanhando seus videos e tem me ajudado muito.
    Gostaria de saber qual o melhor horário para meditar e Pq?
    As vezes medito antes de ir para academia. Mas tenho receio de perder o contexto espiritual e a sensaçao de calmaria devido a fazer algo tão tranquilo e na sequência a agitação de uma academia, com músicas altas etc……

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    • 28/05/2019 às 11:40
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      O ideal é cedinho, logo depois de acordar e tomar banho. Mas pode fazer como puder, quando puder. O importante é fazer todos os dias. De preferências, 20 minutos por dia.

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  • 11/06/2019 às 14:37
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    Ótima explicação. Eu meditei alguns dias atrás e me senti muito aérea, ainda estou um pouco, é uma sensação muito ruim. Isso dura muito tempo? Obrigada por explicar, isso me acalmou mais kk

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    • 11/06/2019 às 15:44
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      Você não deve sentir isso. Portanto, é bom ajustar a prática já agora. Tente seguir as dicas de meditação mântrica que passo no livro “O Caminho 3T” – http://www.3T.org.br.

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    • 05/02/2020 às 16:41
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      Eu senti a mesma coisa. No meu caso, eu fiquei meses sentindo isso, uma sensação “aérea”, esquisita. Parei de meditar e está passando. Eu devo ter feito algo errado com a respiração.

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  • 17/08/2019 às 22:50
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    Comecei a meditar a pouco tempo, porém, encontrei problemas pelo caminho. Não sei se foi o excesso, porém desenvolvi episódios de pânico, um tanto quanto recorrentes. Agora, a calmaria da meditação, aquele estado de relaxante, próximo ao que experimento antes de dormir, me apavora. É um estado de medo auto excitado. A pressão fica descontrolada, as mãos ficam frias, e uma agonia que vem em ondas me persegue. Para falar a verdade, eu nem sabia que existiam estados como o de surgir e desaparecer que causam um desconforto “insuportável”. Por isso abandonei a meditação, acho que não é recomendada para mim, mas sei que talvez eu tenha feito errado e sem um propósito, alimentando o oco que existe em mim, talvez sejam reações da mente frente a tentativa de domínio (pois a mente não gosta de ser observada). O que posso dizer é que não é fácil avançar, para alguns a noite escura é muito longa. PS: obrigado pela explicação, realmente ajudou a compreender.

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    • 24/08/2019 às 18:51
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      Sim, vá com calma. Mas não desista. Experimente fazer o pacote completo, como eu passo aqui, O Caminho 3T. Faça o Curso Online https://caminho3t.com.br/ e veja se sua vida não muda e tudo faz mais sentido. Tem 30 dias de garantia. Se nada mudar, nada melhorar, cancele e receba 100% de seu investimento de volta. Zero risco. Você tem tudo a ganhar e nada a perder.

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    • 03/12/2019 às 02:08
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      Senti algo parecido Juliana, minha mente acelerou muito, ao invés de me acalmar minha ansiedade disparou, tb fiquei com a sensação de que meditar não é pra mim, demorei semanas pra me sentir um pouco melhor e foi melhorando bem devagar.

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      • 06/12/2019 às 13:04
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        Meditar é bom para todos, mas tem que fazer direito. Tente fazer como sugiro, dentro de um contexto maior, como passo no livro e curso online “O Caminho 3T”.

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  • 16/09/2019 às 15:34
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    Oi Giridhari Das; tudo bem? Faz uma semana que comecei e durante este tempo, sempre que termino a meditação, minha perna esquerda fica muito dormente durante uns dois minutos e eu não consigo sentir nada. Tento firmá-la no chão e não funciona. Há dois dias foi pior porque meu pé ficou mole, muito mole. Eu balancei minha perna e meu pé parecia não funcionar mais, ele não respondia comando nenhum. Fiquei com medo, mas mantive a calma para não piorar, apenas tentei me concentrar que estava tudo bem. Depois de uns 2 minutos eu comecei a sentir meu pé novamente. Agora, preciso entender o porque disso. Hoje aconteceu novamente, mas foi mais leve. Há algum risco de perder algum movimento? Isso é normal? Por que isso acontece? Grande abraço.

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    • 20/09/2019 às 12:39
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      Sim, você só precisa mais almofadas. Está cortando a circulação da perna. Experimente meditar sentada na cama, elevando o bumbum com travesseiros.

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      • 01/10/2019 às 13:40
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        Bom dia! Obrigada Giridhari Das! Fiz o que você disse e funcionou. Consegui meditar tranquilamente.

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  • 19/11/2019 às 15:15
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    Conheço o caso de Suzanne Segal, que sofreu abuso na infância, e provavelmente, devido a trazer à luz esse trauma aos 27 anos, após muita meditação, e estar despreparada com esses conhecimentos prévios, ela acabou tendo uma forte desconexão e si e do corpo em 1982. Ela nunca mais recuperou seu próprio ser, e acabou falecendo em 1997, em consequência de um tumor no cérebro.

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  • 21/11/2019 às 11:36
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    Ghiridari, Bom dia! O que vc acha da meditação pelo Osho?

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  • 23/11/2019 às 04:59
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    Eu fiz uma meditação de Isolde Altmann (relaxamento) a promeira vez eu entrei em extase total tive muitos subtos em realção a minha respitação e fiquei rindo descontroladamente fiquei bastante assustado e ao msm tempo me senti bem parecia que eu ia morrer e meu coração ia parar.

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  • 03/12/2019 às 01:37
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    Fiz uma meditação de Osho com uma instrutora de 1 hora, após a sessão senti uma tontura e uma sensação esquisita, parece que minha mente acelerou e entrou em uma viagem, foi o efeito contrário ao de acalmar. A noite piorou e não consegui relaxar nem dormir e minha mente acelerou mais, parece ter sido uma bad trip, não sei. Parei de meditar e demorei meses pra sentir uma melhora leve, e até hoje não faço mais meditação, por medo e receio.

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    • 06/12/2019 às 13:05
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      As meditações passadas pelo pessoal do Osho podem ser muito danosas mesmo. Já ouvi dizer de casos graves, de internação até.

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      • 16/12/2019 às 05:22
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        Mas há algo que pode ser feito ou que recomende para minimizar isso?

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  • 10/12/2019 às 11:12
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    Gostei muito de suas explicações, faz todo o sentido! Obrigada!

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  • 29/03/2020 às 11:26
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    Minhas experiências dasafiadoras com a meditação: A principio, ou mesmo ate agora, nos dias que mais medito, quando durmo, meus sonhos sao tensos, claros mas as vezes com pesadelos terriveis.
    Recentimente os sinomas sao outros, quanto mais medito passo de dor nas articulacoes dos joelhos. eu sinto que este mau estar dos joelhos esteja ligado com o cerebro, ou o posicionamento interno do cerebro dentro da meditação quando involuntariamente ela faz um esforço de manter o controlo sobre a meditacao ou o silencio.
    So que eu nao posso parar, mas tambem preciso de ultrapassar nestes momentos dolorosos de dor nas articulacoes. Geralmente eu medito enquanto estou deitada e relaxada todo o meu corpo.

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  • 21/05/2020 às 10:02
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    Fiz pela primeira vez hoje e Tive ânsia de vômito durante a meditação é normal? Fiz para curar o sentimento de rejeição e aceitação pessoal

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