OLHAR INTERNO

Qual a diferença entre o olhar interno e o olhar externo? Como isso muda seu bem-estar? Aqui vamos abordar o significado e importância do olhar interno.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

No Yoga Sutras de Patanjali, um importante texto sobre o yoga de 2000 anos atrás, já encontramos o chamado da importância do olhar interno.

Passamos boa parte da vida com o olhar externo. Olhando só para fora, acompanhamos os movimentos das pessoas, das coisas e os acontecimentos. É como assistir um filme.

E o que acontece quando você assiste um filme? Você se identifica com ele e começa a sentir os altos e baixos das emoções que isso gera. Uma montanha russa de emoções. E, você, só lá sentado assistindo.

Fazemos assim com a vida. E ficamos ansiosos esperando ver o que vai acontecer, frustrados que nossos planos não deram certo, com raiva que alguém atrapalhou nosso caminho, e assim por diante. Com isso, não há paz.

Esquecemos que nós estamos dentro. Não fora. Você está dentro. Seu corpo é seu veículo, você está dentro e tudo mais está fora. Sem o olhar interno, esquecemos de nós mesmos.

Pode ver que tudo de bom está dentro. Tudo de melhor começa com você se conectando com seu eu, com o olhar interno. É fácil experimentar.

Basta fechar os olhos, experimentar o silêncio, um simples exercício de mindfulness ou de meditação – e você imediatamente experimenta paz. Quanto mais profundo o momento, mais paz sente. Com a serenidade vem uma sensação enorme de plenitude e bem-estar.

E se você já ativou sua plena espiritualidade, poderá sentir a conexão amorosa, bhakti, diretamente com o Divino, trazendo ainda maior bem-estar e felicidade.

E para experimentar paz interior, é fundamental ter o olhar interno, para acompanhar seus sentimentos, suas sensações e o funcionamento de seu cérebro.

Tampouco poderá se conhecer e, assim, entender seus dharmas, se não tiver o olhar interno. Você precisa ter tempo consigo mesmo para se amar, se conhecer e viver sua vida.

Crie este hábito de valorizar seu olhar interno. Aprenda a ver o externo através do interno. Ver o mundo, sem perder contato com sua alma, com seu verdadeiro eu.

O caminho do olhar interno é central ao que tento passar no livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br). Lá poderá entender os diferentes processos para fortalecer seu olhar interno e assim dramaticamente melhorar sua qualidade de vida.

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “Estou amando o livro. Ensinamentos maravilhosos!” – Simone de Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *