O Que é Yoga Realmente? Um Resumo do Caminho do Yoga e da Minha Missão

Após 25 anos trilhando e ensinando o caminho do yoga, decidi produzir um texto que pudesse apresentar a natureza multifacetada do yoga, bem como minha missão de explicar esta maravilhosa forma de viver.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Corretamente explicado, o caminho do yoga é como um manual da vida.

É comum que, ao comprarmos um produto novo, ele venha com um manual do usuário, ensinando como utilizar corretamente, como tirar o máximo proveito e como evitar danos.

Infelizmente, na vida, não recebemos um desses quando nascemos. Nem tampouco nos ensinam isso na escola. Nossos pais, tampouco, tiveram um manual e, portanto, salvo raras exceções, não puderam nos transmitir este conhecimento essencial.

É por essa razão que seguimos tropeçando pela vida, cometendo erros crassos, nos machucando, machucando outros e, em geral, ficando bem perdidos.

Com alguns acertos e muitos fracassos, acabamos criando um estado mental confuso e doloroso. Vivemos num mix de ansiedade, frustração, raiva, tristeza e assim por diante. Como a vida é bela, ainda assim temos nossos momentos de felicidade, esperança e prazer. Mas raramente sabemos como administrar a vida para ter cada vez mais felicidade e menos ansiedade.

Faltou o manual da vida.

Mesmo sem saber ao certo o que estava fazendo, olhando agora para trás vejo que eu estava em busca deste manual da vida desde muito cedo. Passei minha vida buscando entender como viver bem e, por natureza, sempre quis ensinar tudo de bom que experimentava, compartilhando a luz.

Encontrei as respostas no caminho do yoga. Mas levei décadas para processar o caminho como um todo. São conhecimentos milenares, explicados de formas diversas e com os desafios adicionais da modernidade.

Primeiro o caminho teve que sair da Índia, depois se adaptar saudavelmente ao Ocidente para então ser compreendido como algo mais do que só espiritual e muito mais do que apenas uma ferramenta isolada para aliviar o estresse.

Agora chamo este caminho completo do yoga de Caminho 3T. Explico-o em suas diferentes facetas da forma mais simples e prática possível. O feedback tem sido fenomenal.

Pessoas escrevem agradecendo literalmente todos os dias, através de comentários deixados no meu canal do YouTube ou por algum outro meio. Frases como “salvou minha vida”, “renasci da tristeza” e “me ajudou a sair do fundo do poço” comprovam a eficácia do caminho mesmo para o mais sofridos.

“Mas, afinal, o que a coisa mais importante do yoga?” Recebi esta pergunta. A resposta irá lhe ajudar a entender o que é o caminho do yoga, e como é essencial praticar o caminho como um todo para ter conquistas significativas.

Se alguém perguntar, “o que é a coisa mais importante de um carro?”, como vamos responder?

Sem combustível o carro não anda, então seria o combustível a coisa mais importante do carro? Sem motor, não adianta ter combustível. Se tiver motor e combustível, mas não tiver pneus, o carro também não anda. Se tiver pneu, motor, combustível e não tiver volante, também nada adianta.

Deu para entender? É o todo que importa. Você precisa ter todos os elementos essenciais para o carro funcionar. Com yoga também é assim.

Eu gradualmente conheci e identifiquei tudo que era essencial no caminho do yoga, e como uma coisa se conectava a outra, ao mesmo tempo que aprendia o que não era essencial, assim com uma pessoa pode aprender tudo que faz um carro realmente funcionar e com isso entender certos detalhes que não fazem diferença alguma.

Foram dezenas de milhares de páginas de textos sagrados, milhares de horas de palestras ouvidas e décadas ensinando e praticando o que sabia.

Então vamos responder esta pergunta.

Um ponto de partida é dizer que o parte mais elevada e profunda do yoga é bhakti, ou devoção. Krishna explica na Bhagavad-gita que o yogi mais elevado é aquele que já ativou sua devoção pura por Ele, por Deus.

Mas basta devoção? De forma alguma. Pelo contrário, eu alerto muitas vezes que devoção sem os outros componentes é perigoso. Basta acessar as notícias para ver. Basta estudar a História para ver.

Então, vamos resumir aqui o que seria o caminho completo do yoga ou, o que é o yoga realmente.

Primeiro, podemos fazer uma divisão simples. Uma parte é física. A outra é mental.

A parte física é aquilo que eu chamo do dharma natural. Abrange basicamente 3 pilares principais: 1) comer bem e não se intoxicar, 2) se exercitar para valer e 3) dormir 7-9 horas por dia.

O comer bem significa uma dieta saudável e livre de animais. Não vou entrar aqui nos detalhes, mas este artigo tem vários links uteis nesse sentido: http://giridhari.com.br/ensinamentos/comer-carne-ou-nao-comer-carne/.

Sobre se exercitar bem, é possível encontrar inúmeras fontes para você se aprofundar. Eu recomendo uma combinação de exercícios, 3-6 vezes por semana, suando mesmo, buscando vencer os limites a cada treino.

E sobre dormir bem, assista este vídeo.

Então, de uma forma geral, quero enfatizar como é importante se cuidar bem fisicamente. Está tudo conectado. Um corpo sedentário e/ou carente de sono leva a uma mente com menos clareza, atrapalhando a vida como um todo.

A parte mental é o foco principal do yoga. Famosamente o 2º mais importante texto do yoga, Os Yoga Sutras de Patanjali, começa definindo yoga como o controle das flutuações mentais.

A vida passa pela mente. Tudo que você percebe ou sente acontece através da mente. Mesmo do ponto de vista transcendental, a autorrealização em yoga só pode acontecer por ativar a mente nesse sentido.

Eu dividi o trabalho a ser realizado na mente naquilo que chamo de campos de perfeição. São cinco campos de perfeição, cinco frentes nas quais devemos trabalhar e nos aperfeiçoar. Eles são: mindfulness, dharma, paz interior, jnana (conhecimento) e bhakti (devoção).

O primeiro campo de perfeição é ficar com a mente no aqui e agora, totalmente focada naquilo que estamos fazendo, pensando ou sentindo. Trata-se de uma mudança fundamental daquilo que chamo do Paradigma da Fantasia para o Paradigma da Realidade. Para entender mais, veja este playlist de vídeos: veja este playlist de vídeos.

O segundo campo de perfeição é muito importante, e ainda pouco compreendido nos dias de hoje. Chama-se Dharma, que aqui é traduzido como “essência e dever”. Neste campo trazemos nossa mente para a realização de nossos propósitos, para uma vida movida a significado, não por ganho ou resultado futuro. Para entender melhor, veja este playlist de vídeos: veja este playlist de vídeos.

O terceiro campo de perfeição é o da Paz Interior. Este campo é dedicado à cura emocional, trazida pelos estudos na psicologia, e à compreensão de como funciona o cérebro, baseada na neurociência. Devido a natureza difícil da vida hoje em dia e do enorme sofrimento emocional e mental causado por vivermos mal, este campo recebe muita atenção em meu trabalho. Para entender mais, veja este playlist de vídeos: veja este playlist de vídeos.

O quarto e quinto campos de perfeição estão profundamente interligados. Eles representam o aspecto da autorrealização em yoga: jnana (conhecimento) e bhakti (devoção). No caminho do yoga entende-se que a verdadeira devoção surge de uma compreensão clara da realidade material e espiritual. Ou seja, é através do cultivo de conhecimento de nossa identidade como alma, da natureza, atividades, ensinamentos e qualidades de Deus e de sua morada, como também da natureza do relacionamento entre alma e Deus, é que podemos desenvolver e praticar uma devoção cada vez mais doce e profunda.

Por serem mais complexos, eu reservo estes assuntos para meus cursos baseados nos mais importantes textos milenares do yoga:  São 3 cursos:

  1. Curso Completo da Bhagavad-gita. Você pode se inscrever ao evento gratuito do curso aqui: bhagavadgita.com.br
  2. Curso dos Yoga Sutras de Patanjali. Você pode se inscrever ao evento gratuito do curso aqui: yogasutras.com.br
  3. Estudo Completo da Uddhava-gita, que pode assistir de graça no meu canal de palestras do YouTube.

Resume-se assim o caminho completo do yoga. Uma solução multifacetada para nós, seres multifacetados. Cada detalhe daquilo que passo faz a vida um pouco melhor. E na medida que vamos juntando tudo, o avanço num aspecto traz um alívio em outro, que ajuda a fazer mais avanços, assim por diante. É um hábito fortalecendo o outro, num ciclo virtuoso de crescente bem-estar, felicidade, força, sabedoria, resiliência, paz, clareza mental e bem-aventurança.

Se você quiser conhecer mais, pode ler o livro “O Caminho 3T” – www.3T.org.br, ou inscrever-se na série online gratuita do Caminho 3T. Experimente o poder do processo e veja como sua vida irá melhorar também.

2 ideias sobre “O Que é Yoga Realmente? Um Resumo do Caminho do Yoga e da Minha Missão

  • 21/01/2020 às 12:23
    Permalink

    Oi GD , esse é o chamado e você como sempre explicando de uma forma ” Ocidental ” para que a gente possa iniciar em Jnana Yoga . Na minha humilde opinião é que Krsna está muito feliz por vc nos ajudar . Estou agradecida e a disposição para ajudar no que for possível . Hare Krishna

    Responder
  • 29/01/2020 às 00:27
    Permalink

    Muito agradecido Giridari, os teus videos sáo bem esclarecedores, prácticos e productivos.
    Desejo todo de bom nese téu Darma

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *