O Que é Serviço Devocional?

Aqui vou explicar o sentido da expressão “serviço devocional”, que muitos encontram ao estudar a tradição de Krishna.

Quem trouxe a cultura de Krishna para o Ocidente foi o grande mestre espiritual e fundador-acharya da ISKCON, Sri Srimad A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Um de seus maiores feitos foi traduzir volumes e volumes dos textos sagrados da tradição, incluindo a Bhagavad-gita e o Srimad Bhagavatam.

Ele teve que bolar traduções para palavras importantes da tradição, algumas das quais simplesmente não tinham seus equivalentes no Ocidente ou cuja tradução existente ele achava que não captava plenamente o sentido da palavra.

Um dessas palavras é bhakti. Bhakti é fundamental, pois a essência do yoga é bhakti. E atingir bhakti puro é a perfeição do yoga, de acordo com a Bhagavad-gita e os Yoga Sutras de Patanjali.

Bhakti significa “devoção”. Então a tradução direta da palavra bhakti poderia ser só “devoção”. Mas Srila Prabhupada queria enfatizar o elemento dinâmico da palavra bhakti no yoga. Ele não queria que as pessoas achassem que fosse apenas algum tipo de sentimento. Era importante deixar claro que bhakti é muito ativo e abrange a vida toda, tudo que se faz.

Assim, ele escolheu traduzir bhakti como “serviço devocional”. Enfatizando que, sim, há devoção, mas a ênfase está no “servir”, na ação prática, na vida real.

Mas muitos, como eu, que leem seus ensinamentos ou daqueles seus seguidores, se confundem com a palavra, pensando, “o que é este serviço devocional?”. Pensam que tipo de “serviço” é esse?

Eu me lembro de passar anos sem entender bem também!

Infelizmente, até praticantes com décadas de experiência não entendem. Acham que “serviço devocional” só pode ser aquela atividade feita num ambiente religioso. Acham que significa uma atividade ligada a um templo, como adorar a Deidade, dançar e cantar na cerimônia em kirtan, varrer o templo, ajudar a cozinhar para um festival, dar aula ou se ocupar em alguma atividade missionária.

Perdem assim, o verdadeiro sentido de bhakti. Esquecem assim a lição mais importante da Bhagavad-gita. Ignoram que nos textos sagrados, na verdade, praticamente não há qualquer menção de templos ou atividades de cunho religioso como essas!

A essência do yoga é fazer de sua vida uma oferenda amorosa a Krishna, a Deus. Isso é resumido neste belo verso da Bhagavad-gita (9.27):

yat karoṣi yad aśnāsi
yaj juhoṣi dadāsi yat
yat tapasyasi kaunteya
tat kuruṣva mad-arpaṇam

Tudo o que você fizer, tudo o que comer, tudo o que oferecer ou der para os outros, e quaisquer austeridades que você executar — faça isto, ó filho de Kuntī, como uma oferenda a Mim.

E o que devemos fazer? Nosso dharma, Krishna explica. Nossa essência, nosso dever. O que se espera de nós, o melhor de nós. Para entender mais sobre dharma, baixe este e-book que preparei.

Concluindo, o verdadeiro “serviço devocional” é todo o ato de sua vida, feito de acordo com seu dharma, que você então faz com “devoção”, com bhakti. A beleza do yoga é justamente essa: espiritualizar cada detalhe de sua vida, cada ato, fazendo de sua vida uma oferenda amorosa a Deus.

2 ideias sobre “O Que é Serviço Devocional?

  • 26/06/2020 às 19:41
    Permalink

    Olá Mestre GD !
    Obrigada pelo seus ensinamentos .
    Sabe que toda vez que consigo realizar Bhakit Yoga numa ação percebo que essa é a melhor ação mesmo , rsrsrs , porque faço para Krsna e assim sendo dou o meu melhor , seja para o próximo ou um simples ato de andar de Bike , dirigir , cozinhar e mais a gente consegue ficar no momento do aqui e agora .
    Gratidão sempre .

    Responder
  • 27/06/2020 às 16:15
    Permalink

    Esse foi o maior aprendizado dos últimos meses. “Tudo que fizer, faça em oferenda a Deus”

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *