NÃO TENHO TEMPO PARA A VIDA ESPIRITUAL

Uma reclamação comum que recebo: “não tenho tempo para a vida espiritual!” Mas, se você diz isso, é porque não entendeu ainda o que é vida espiritual! Veja aqui porque é impossível não ter tempo para a vida espiritual.

Vivemos uma vida corrida. Todo mundo super atarefado. A sensação geral é que faltam horas no dia. Vivemos vida de 36 horas no espaço de 24. Um sufoco!

Então naturalmente as pessoas pensam que não podem adicionar mais carga no dia. Só o essencial deve ser mantido! É como um corpo morrendo que direciona o sangue e energia para os órgãos vitais. Pensamos, assim, que está fora de cogitação buscar algo aparentemente tão distante e sutil como o avanço espiritual, pois a luta pelos ganhos materiais está intensa. Isso é um grande engano!

Quem diz que não tem tempo para a vida espiritual não entendeu ainda o que é vida espiritual.

Tem gente que pensa que vida espiritual é como ter uma religião, onde você tem obrigações de estar em um certo lugar por um certo tempo, ou que exige de você certos rituais que vão tomar seu tempo e vão trazer pouco a nenhum resultado prático.

Isso eu chamo de ter espiritualidade na vida. Onde você tem sua vida e nela acrescenta algum elemento do divino, do místico. Essas pessoas tendem a viver em esquecimento do divino. E só quando a coisa aperta é que pensam, “Deus, me ajude!”. O resto do tempo estão vivendo na névoa do esquecimento espiritual, fixo apenas em sua dimensão material.

Isso é diferente de ter uma vida espiritual.  Ter uma vida espiritual significa fazer da vida a prática espiritual. A vida em si é sua prática. Então, logicamente não tem sentido dizer que não tem tempo para a vida espiritual.

A verdadeira prática espiritual se dá na mente, ou para ser mais poético, no coração, na maneira de viver a vida. Onde está seu foco? O que está lhe motivando? Sua mente está no aqui e agora? Você está se lembrando de sua dimensão espiritual e de Deus, ou só pensando em ganhos materiais, em prazeres sensoriais? Você está sendo verdadeiro consigo mesmo, ou vivendo uma mentira construída para satisfazer a opinião dos outros?

A resposta correta para essas e outras perguntas similares nada tem a ver com tempo. Tem a ver com conhecimento. Você precisa de se informar e entender, primeiro, o que é ter uma vida espiritual de verdade. No livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) você pode ver isso em detalhes.

E, mais, quando descobrir o que é uma vida espiritual de verdade, verá que vai tirar seu sufoco, pois vai lhe ensinar a viver melhor, com maior foco e maior eficiência. Melhor ainda, vai descobrir que vai tornar tudo na vida mais gostoso. Vai lhe deixar cada dia mais feliz.

A verdadeira vida espiritual é um sistema completo de viver melhor. São centenas de ferramentas para lidar melhor com tudo e todos na sua vida. Desenvolver sua vida espiritual significa que encontrará mais força para lidar com os desafios da vida, mais clareza para ver seu propósito e cada vez mais paz e felicidade em estar vivendo plenamente.

Não importa quem você é, não importa que tipo de vida tem, saiba que com toda certeza que sua vida vai ficar melhor se você viver uma vida espiritual. Quem ativa sua espiritualidade faz do tempo seu aliado, não mais seu inimigo.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “É livro para ter à cabeceira da cama, ou seja, para estar lendo sempre.” – Sergio Mendonça

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *