Hábitos Atômicos – 4 Leis Para Adquirir Novos Hábitos

Introduzir novos hábitos é o alicerce para uma vida melhor, para continuar o processo de transformação e aprimoramento da vida. Aqui vamos estudar um conjunto de sugestões para conseguir fazer isso chamado de “Hábitos Atômicos”.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

O pesquisador James Clear dedica sua vida inteira a estudar o tema de criar novos hábitos e ajudar as pessoas a introduzirem eles nas suas vidas. Ele criou um sistema com elementos cientificamente comprovados que ele chama de “Hábitos Atômicos”, para introduzir novos hábitos na nossa vida.

Segundo ele, existem 4 leis para introduzir novos hábitos.

  1. Faça o hábito óbvio.

A primeira barreira que enfrentamos ao introduzir mudanças na vida é que as mudanças não fazem parte de nosso dia a dia. O novo hábito precisa ser encaixado de alguma forma na nossa vida, mas a resistência interna é grande. Já temos outras coisas para fazer. Já temos outros hábitos e parar para pensar sobre algo novo requer energia.

Então temos que tornar a nova prática bem acessível, inevitável. Temos que fazer aquele novo hábito seguir naturalmente dentro de nosso atual dia a dia. O segredo é torna-lo óbvio no sentido que você não precisa pensar sobre como e quando o iniciar.

Uma sugestão simples nesse sentido é marcar um horário específico para aquela nova atividade, com despertador ou inserido na agenda. Horários e dias certos para a realização daquela nova prática tornam a nova prática óbvia.

Outra sugestão muito interessante é o que é chamado de “empilhar hábitos”. Um exemplo de hábitos empilhados que eu e muitos fazem é 1) acordar, 2) se aliviar, 3) escovar os dentes, 4) tomar banho, e 5) se vestir. Cinco atividades distintas que se agrupam, que estão “empilhadas”, num único grupo de hábitos matinais.

Usando essa nossa tendência, a ideia aqui é introduzir o novo hábito no meio de uma sequência já existente.

Por exemplo, antes de me vestir, após tomar banho, eu tenho o hábito de aplicar tilak, que é um hábito milenar da cultura védica, de colocar um barro sagrado com mantras em diferentes pontos do corpo. Uma forma de abençoar o corpo com mantras sagrados. A prática que eu faço, com mantras que contém os nomes de Deus, invoca proteção e as bênçãos de Deus.

Não preciso pensar sobre isso. Já está “empilhado” na sequência pós-banho.

Outro exemplo é usar fio dental. (Se você ainda não usa, pense muito bem sobre isso, é pedir para sofrer!). Como introduzir este hábito? Empilhando-o na sequência de hábitos antes de dormir, no meu caso: 1) escovar os dentes, 2) usar o fio dental, 3) ir para a cama.

O cérebro termina uma coisa e já espera a próxima na sequência. Fica óbvio.

  1. Torne o hábito fácil.

Pesquisas mostra que somos muito preguiçosos. Se você colocar sequer 20 segundos de dificuldade para realizar algo, preferimos desistir. Se para realizar o novo hábito você tem de pegar uma coisa em outro cômodo, provavelmente você não o fará. Se para comer de forma saudável você tem que preparar sua comida, quando tem uma opção não muito saudável pronta num saquinho, você vai optar pela comodidade e comer mal.

Então, faça tudo para facilitar o novo hábito. Coloque tudo o mais acessível possível. E tudo que é contrário a ele, dificulte ao máximo.

Se está usando seu telefone demais, coloque uma senha de 10 dígitos para desbloquear a tela. Verá que vai reduzir em muito o número de vezes que o confere e, com tempo, o hábito, o desejo, de conferir o telefone se reduzirá.

Se está querendo parar de comer coisas não saudáveis, nunca mais compre tais coisas para ter em casa. E já deixe opções saudáveis prontas para comer, imediatamente acessíveis.

Se quiser introduzir a prática de meditação matinal, empilhe ela na sequência de acordar, tomar banho, etc. e já deixe a almofada de meditar e as contas de meditação prontas no local onde vai meditar de forma que praticamente você vai tropeçar nelas.

  1. Torne o hábito atraente.

Precisamos de estímulos para introduzir novos hábitos. Como um animal sendo adestrado, ou uma criança sendo convencida de algo que é bom para ela, precisamos oferecer prêmios para encorajar a realização do novo hábito.

O fato que o hábito é bom para você não basta. Sua mente tem muita resistência a mudança. Então para ajudar a enfraquecer a resistência, bole um estímulo adicional.

Por exemplo, digamos que você gosta de assistir um seriado na TV. Crie uma regra que você só pode assistir o seriado se tiver realizado a nova prática. Ou talvez tenha uma comidinha que gosta. Então crie a regra que só poderá comer aquela coisa se tiver realizado o novo hábito.

Não subestime o poder de qualquer motivação adicional na hora de introduzir novos hábitos.

  1. Torne o hábito satisfatório.

Tudo mundo gosta de uma medalha, um prêmio ou reconhecimento. Todos nós temos um gosto por algum tipo documentação da conquista realizada. Isso nos estimula. Então a última dica do sistema hábitos atômicos é documentar sua conquista.

Existem aplicativos específicos que você pode baixar para registrar seu progresso, marcando cada dia que manteve a prática desejada. Ou você pode marcar num caderno normal, com papel e caneta. Isso lhe dará a satisfação de ver quantas vezes foi bem-sucedido em sua determinação. Você vai se sentir bem consigo mesmo. Conquista, sucesso: emoções que cimentam a sua motivação.

Então essas são as 4 leis dos Hábitos Atômicos. Achei este conjunto muito bem bolado e tenho certeza que poderá ajudar muitos a conquistarem novos hábitos em suas vidas.

No livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) aprenderá uma séries de maravilhosos novos hábitos para introduzir em sua vida, confirmados pela ciência e pela sabedoria milenar do yoga, para viver melhor.

 

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