Entenda Por Que 7-9 Horas de Sono É Crucial Para Seu Bem-estar

Vamos ver aqui como funciona o sono, seus diferentes ciclos e por que é importante dormir 7-9 horas por dia, e no final vamos compartilhar umas dicas de como ter uma boa noite de sono.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Cada vez mais pesquisadores enfatizam a importância de dormir bem. No seu livro “Por Que Dormimos”, o pesquisador Matthew Walker explica as funções do sono, e seus diferentes ciclos.

Ele diz que o sono é a atividade mais produtiva da vida! Muitas vezes deixamos de dormir, priorizando outras atividades, achando que com isso podemos ser mais produtivos. Mas isso é um tremendo tiro no pé. O sono é crucial para seu bem-estar físico, emocional e mental, como também espiritual, pois sem saúde física, emocional e mental, não há bom progresso espiritual. Por isso que até Krishna diz na Bhagavad-gita que um yogi não deve dormir nem demais, nem de menos.

E de acordo com as pesquisas, volta-se sempre a informação que devemos dormir de 7-9 horas por dia. 8 horas em média. Pesquisa após pesquisa confirma isso. Claro que há exceções, mas esta é a média mundial. Veremos por que é importante isso.

Mas primeiro, vale a pena entender melhor o que é o sono.

Existem três fases do sono: o sono leve, o sono profundo e o sono R.E.M., que é a sigla em inglês para “rapid eye movement” – movimento rápido dos olhos. O sono REM é quando sonhamos.

O sono profundo leva as informações armazenadas no hipocampo para os locais permanentes de memória, ou seja, é quando você realmente aprende.

O sono leve limpa o hipocampo das informações recebidas que não serão armazenadas, ou seja, faz a faxina para não o sobrecarregar. Por isso que estudar a noite é menos eficaz. O hipocampo já está cheio.

O sono REM pega todas as informações novas, junto com outras antigas e as junta de maneiras bizarras e variadas. Isso lhe traz novas conclusões, novas inspirações. Dá-se o exemplo de Paul McCartney que disse que acordou com toda a melodia da canção “Yesterday” em sua mente e achou que outra pessoa a tinha composta.

Mais do que isso, o sono REM é terapia. Ajuda a curar emoções vividas.  Ao sonhar com emoções vividas, você caminha em direção a se desidentificar com elas, a superá-las.

Compartilhei recentemente O Sistema NASA (veja o vídeo abaixo)  para superar emoções negativas. E lá vimos que um passo chave no processo de cura é desindentificar-se da emoção. Agora sabemos que o sono REM tem um papel fundamental neste processo.

O pesquisador Mathew Walker chega a dizer que todos nós sofreríamos de síndrome pós-traumático sem o sono REM. Não conseguiríamos lidar com a vida.

A cada 90 minutos de sono, passamos por essas três fases. Mas aqui um detalhe essencial: cada bloco de 90 minutos é diferente!

O primeiro bloco de sono tem uma quantidade maior de sono profundo. É o momento inicial de guardar o aprendizado do dia.  E quando se firma o aprendizado. Se você ficar acordado além do necessário, perderá a capacidade de aprendizado, perde este primeiro bloco de sono profundo.

Já o último bloco de sono tem um componente maior de sono REM. Se você acorda cedo demais, perde este bloco, ou seja, afetará sua saúde emocional e lhe deixará mais confuso e menos inspirado.

Vamos ver agora algumas dicas básicas para uma boa noite de sono. Os dois pilares de uma boa noite de sono são escuridão e frio.

Primeiro, devemos ter muito cuidado com luz a noite. A luz, em especial o espectro azul, suprima a melatonina, atrapalhando seu sono, pois é a melatonina que lhe dá um empurrão para iniciar seu sono. O corpo, em essência, pensa que é a luz do dia e que é hora de ficar desperto, e não hora de dormir.

Especialistas recomendam, portanto, que você tente bloquear o espectro azul ao chegar perto da hora de dormir. Os celulares hoje já vêm com essa opção e você pode comprar óculos que filtram a luz azul feitos justamente para este fim.

Pesquisas mostram que luz em geral atrapalha muito. Mesmo uma luz de cabeceira acesa pode atrapalhar seu sono. Quanto mais escuro melhor. Se tiver luz, melhor ter luz vermelha.

Depois vem o frio. O ideal é manter o quarto frio. Tomar um banho quente antes de dormir ajuda a baixar a temperatura interna do corpo também.

Por último, fica uma alerta: remédio de dormir não é solução. Os remédios de dormir não lhe permitem passar 2pelos ciclos naturais do sono.

Há muitas outras dicas, como a importância do exercício, comer leve à noite, não beber álcool, etc. Existem livros inteiros com dicas para dormir melhor. Já tem até “personal trainer de sono”! O ponto é entender que dormir é coisa séria e você deve valorizar este crucial dharma natural.

No livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) encontrará outras dicas importantes de como desenvolver um estilo de vida que vai apoiar seu processo de crescente auto-aprimoramento e autorrealização.

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “Estou lendo o Caminho 3T e encantada com a linguagem e leitura acessível… o livro traz toda a chave para se viver melhor e com muitas sacadas incríveis.” – Míriam Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *