CULPA – AGI DE FORMA HORRÍVEL E A PESSOA NÃO ME PERDOA, QUE FAZER?

Como lidar com a culpa? O que fazer quando queremos pedir perdão, mas a pessoa não quer mais saber da gente? Veja aqui como lidar com a culpa, quando é demais, quando é de menos e qual a dose certa.

Recebi esta pergunta: “Eu agi de forma monstruosa e afastei uma pessoa que eu amava e que me amava. Agora estou melhorando e reconheço meus erros, mas a pessoa não quer saber de mim, cortou todos os laços e eu preciso que ela me perdoe. Não consigo ser feliz sem o perdão dela. Estou sobrecarregado do sentimento de culpa.”  Segue aqui o que eu respondi.

O passado passou. Já era. Você errou, erramos. Deixe a pessoa ir embora. Ela merece. Ela fez bem. Ela exerceu amor próprio e se protegeu de ser atacada por você. Você maltratou ela demais, e ela reagiu de forma inteligente e saudável, se afastando da fonte desnecessária de dor. Se você realmente ama esta pessoa, então deve estar feliz em saber que ela está agora longe de uma fonte de sofrimento e tem menos uma pessoa na vida dela atacando-a, sendo “monstruosa”.

Quanto a você, fica o aprendizado. Você errou. Enquanto se apegar ao conceito que você é vítima de sua natureza “monstruosa”, não vai totalmente assumir o controle de sua vida. Eu recomendo este mantra: “a vida que eu vivo, fui eu que fiz”. Repita ele sempre. Assuma autrorresponsabilidade e comando da vida. Sem entrar nos complicados detalhes de quando e como, você é a pessoa que você construiu. E calhou que muitos erros depois, nesta vida e em outras, você teve sua fase “monstro”. O monstro machucou e afastou pessoas. Você sofreu, outros sofreram. É ruim. Foi um erro.

Agora, você aprendeu com o erro. Está assumindo a cura. Está ciente que precisa e tem o poder de ser uma pessoa melhor. Você não precisa de confirmação dos outros, nem perdão ou reconhecimento. Você precisa se perdoar apenas. Você sabe que fez errado, e agora está fazendo melhor. Isso é um sucesso. E é seu mérito. E agora você vai continuar a melhorar mais e mais, dedicando sua vida a ser a melhor pessoa possível.

Outras pessoas vão entrar na sua vida e você vai valorizar elas, vai amar, não machucar. E você também vai se amar, não se machucar. Tudo vai melhorar, especialmente se você pedir sempre a graça de Deus.

Culpa demais é um processo egocêntrico inútil. É outra forma de cultivar vitimismo. É inútil e doloroso. Largue isso então e siga a vida, feliz com sua realização honesta que errou e que gostaria de expressar o quanto se sente por isso. Mas sem precisar de uma confirmação da outra pessoa. Nunca dependemos de outra pessoa. Sua felicidade está em suas mãos, não nas mãos de mais ninguém.

Culpa de menos, não é bom. Como costumo brincar, que não tem vergonha é um “sem vergonha”. Culpa demais já vimos que é doentio.

Precisamos de culpa na dose certa. Só o suficiente para você sinceramente não querer mais repetir aquele erro. Queremos culpa o suficiente para usar de combustível para a transformação, para ser uma pessoa melhor.

Deixe o passado no passado, use o aprendizado para crescer hoje e o futuro será brilhante.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

YouTube player

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “O Caminho 3T trouxe informações práticas e fundamentadas que me impulsionaram a organizar minha vida em todas as áreas e, assim, conseguir caminhar em terra firme rumo ao caminho espiritual. Gratidão!” – Susane Nobre

7 opiniões sobre “CULPA – AGI DE FORMA HORRÍVEL E A PESSOA NÃO ME PERDOA, QUE FAZER?

  • 17/10/2017 em 09:10
    Permalink

    Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grato!
    Gratidão Infinita Sempre Namaste

    Resposta
  • 08/11/2017 em 13:01
    Permalink

    Giridhari Das, gratidão a DEUS e a Vida, por encontrar tão sabias palavras!
    Você, meu irmão, muito tem me ajudado a me ajudar!

    Gratidão, Gratidão e Gratidão!!!

    Resposta
  • 07/10/2020 em 00:36
    Permalink

    gostaria de ajuda , terminei com minha namorada porque quando fui visita lá na sua casa estava conversando com um irmão dela e ela estava pagando um cara da farmácia, logo depois chegou um vizinho que já chegou a abraçando e a beijando em seu rosto e ela falando para re algumas vezes o nome dele é Reinaldo, eu logo cheguei perto dos dois e disse que negócio é esse e ela respondeu que era só um cumprimento de amigos e eu disse imagine se fosse de namorados e depois disse que se eu não tenho o respeito dela então é cada um pro seu lado ela, o Reinaldo disse que era uma coisa normal e eu disse pra ele que se eu fizesse isso na namorada dele então era normal e logo ficou quieto e depois me pediu desculpas e que não ia mais avontecet , eu só disse a ela que acabou , ela chorou e pediu perdão , eu disse que nso tem perdão isso foi trocada a amizade pela liberdade , cumprimentei o irmão dela e fui embora, vocês acharam que agi certo ? Obrigado.

    Resposta
    • 14/10/2020 em 17:57
      Permalink

      Você fez o certo, sim! Afinal, ela não era pra você, ela nunca te respeitou, então é cada um melhor seguir caminhos diferentes.

      Resposta
  • 26/10/2022 em 20:41
    Permalink

    Bom fui casado por seis anos, mas infelizmente sem saber o motivo me tornei um mitômano, inventava histórias para tudo, fui uma pessoa que não era, um ser desprezível, nos separamos por isso, cada um seguiu sua vida, hoje depois de muita terapia, tratamento, me tornei pessoa melhor, reconheci meus problemas, passaram se 5 anos e hoje decidi entrar em contato e fazer algo que não fiz que foi pedir perdão, infelizmente não foi como eu esperava. Ela não aceitou meu pedido, falou muito o que passou, eu a entendo hoje em dia, não fui melhor pessoa para ela, só espero que ela seja feliz, se falar que não me senti mal estaria mentindo, mas eu fui o culpado, tenho que aceitar e seguir, o abatimento foi forte, não tinha expectativa de retomar nem a amizade com ela, apenas o perdão, mas a vida segue.

    Resposta
  • 21/09/2023 em 16:47
    Permalink

    Eu estava me matando na culpa ..agora depois que li esse belo texto entendi ..que o passado passou ..eu errei e agora vou ser melhor ..

    Resposta
  • 21/09/2023 em 16:48
    Permalink

    Muito aliviado agora depois da leitura

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =