Como e Por Que Escolher UM Guru

Existe uma variedade de objetivos espirituais e numerosas técnicas para alcançá-los. A menos que você escolha um caminho e se aferre a ele até que encontre um melhor, você não avançará muito.

Meu guru, Srila Hridayananda Das Goswami Acharyadeva

Buscar por técnicas e ensinamentos dispersos, mas sem nunca se comprometer com um caminho não é efetivo. Sou espiritualista e observo espiritualistas há vinte e cinco anos, e é um fato inegável que você tem que se comprometer com um caminho. Mais tarde, caso você precise, você pode adotar outro; você deve sempre manter a mente aberta e usar sua inteligência. Se, contudo, você não tem uma meta específica e um conjunto diário de práticas, transmitidas e corporificadas em um instrutor espiritual fidedigno, você ficará “patinando”, sem sair do lugar, simplesmente tentando satisfazer sua própria mente. Você se deparará com a preguiça. Uma pessoa lhe dirá que você deve meditar por vinte minutos ao dia, no mínimo, usando mantras. Outra pessoa dirá que cinco intervalos de silêncio por um minuto ao dia são o bastante. Uma terceira pessoa diz que você deve praticar mindfulness, mas ignorar Deus. E assim por diante.

Se você não se comprometer com um caminho, sua mente lhe dirá para fazer uma coisa um dia, outra coisa no dia seguinte e, na maioria dos dias, nada. Não haverá nenhuma clareza de visão ou propósito. E sem uma prática diária fixa, chamada sadhana, o progresso é muito lento. A fim de avançar estavelmente em seu progresso de transformação e autorrealização, é essencial escolher um caminho e um instrutor espiritual principal.

Eu recomendo que se entregue totalmente a um caminho espiritual, sob a guia específica de um guru, um professor espiritual. Eu brinco que devemos ver isso como vemos o casamento. Que casou, casou para o resto da vida, não é mesmo? Mas, infelizmente, muitas vezes não dá certo. E aí então há a separação. Mas depois, um novo casamento. De novo, com total compromisso. Então, devemos adotar com total compromisso aquela prática, aquele guru que mais nos toca, mais nos ajuda hoje. Vá fundo, aceite, com fidelidade, com determinação. Faça seu melhor, se esforce, sem medo, sabendo que se não der certo, você preserva sua dignidade, sua confiança, e então encontra outro caminho ao qual pode se dedicar de corpo e alma.

Com isso experimentará resultados concretos e marcantes no seu avanço espiritual e no seu caminho de transformação.

Veja aqui meu vídeo sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *