Aperfeiçoando Seu Desempenho na Vida

Aqui vamos abordar os principais sustentos de uma vida saudável, falando do que é mais importante, do ponto de vista físico, mental e espiritual. Vamos ver como tudo está conectado e que o verdadeiro sentido de estar bem vai muito além de só ter o corpo com aparência saudável.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

É muito importante entender que quando falamos de saúde, de bem-estar, o assunto é mais complexo do que parece.

Não se trata apenas do corpo funcionar bem. Não é só sair de um exame médico com bons resultados de pressão sanguínea, batida cardíaca ou mesmo exame de sangue. Ou estar livre de dores.

Devemos entender que o bem-estar é algo ainda mais delicado e sutil, e afeta sua vida de maneiras sérias, de forma imperceptível.

Krishna fala na Bhagavad-gita que o corpo é uma máquina feita de energia material e nós, almas, estamos dirigindo a máquina. Como toda máquina, quanto pior a manutenção dela, pior será seu desempenho, mais difícil será para a pessoa controlando a máquina fazer um bom trabalho.

Por exemplo, já alertei muitas vezes aqui que não devemos tomar decisões sérias no final do dia, pelo fato comprovado pela ciência que simplesmente não temos tanta condição mental, por cansaço físico, de pensar bem. Não é um cansaço impossível, de quem correu uma maratona. Mas é suficiente para afetar seriamente sua capacidade operacional.

Outras pesquisas mostram que um pouco de fome já atrapalha a qualidade de suas decisões. Não estamos falando de estar morrendo de fome. Tipo você come bem todos os dias, teve um farto café da manhã cedo, mas já perto de meio-dia sua mente não funciona mais tão bem. Você já não é o mesmo depois de poucas horas sem comer.

Temos que entender que vamos perdendo aquilo que é mais valioso para nós: clareza e paz mental. Perdemos a capacidade de pensar bem, de processar a realidade de forma nítida. Nos afastamos, um pouquinho de cada vez, de nosso melhor.

Perdemos força de vontade, inteligência, harmonia, integridade… em graus imperceptíveis na hora que está acontecendo. Uma pesquisa sobre a falta de sono demonstrou isso.

Pesquisadores acompanharam os efeitos de dormir apenas 6 horas por dia. Viram que os participantes iam perdendo capacidade cerebral ao passar de alguns dias fazendo isso. Mas o mais interessante: os participantes não reparavam isso. Ou seja, os pesquisadores concluíram que a primeira coisa que se perde ao dormir menos que o ideal é a capacidade de autoavaliação, de perceber se estamos bem ou não.

A coisa é séria. Vamos realmente deslizando morro abaixo, aos poucos, tomando decisões ruins, não entendendo as coisas, não nos relacionando bem. E o que é mais grave: sem perceber que estamos operando abaixo de nosso ideal.

E tudo está ligado.

Fui perguntado: o que é ser saudável. Aqui vou listar os quatro pilares para ter uma boa saúde holística, para maximizar seu potencial operacional.

 

Mindfulness

Ficar no aqui e agora é peça chave para tudo que passo. Quando não estamos no aqui e agora, nossa mente está no passado em lamentação ou no futuro em ansiedade. É o que eu chamo no Caminho 3T do Paradigma da Fantasia, que gera um “coquetel venenoso” de sentimentos ruins, como tristeza, depressão, insatisfação, medo, ansiedade, inveja e frustração.

 

Você literalmente está acabando com sua saúde a cada momento que está fora do aqui e agora.

Por isso tantas pessoas experimentam um enorme ganho de bem-estar ao iniciar suas práticas do “yoga do tapetinho”. Lá, por 60-90 minutos, a pessoa fica totalmente no aqui e agora, realizando as posturas. Fazendo isso 2, 3 vezes por semana, já traz grandes ganhos de bem-estar, além, é claro, dos benefícios físicos da prática.

 

Saúde Emocional

Como expliquei neste vídeo abaixo, a falta de saúde emocional destrói qualquer possibilidade de uma vida boa, de conseguir pensar bem, decidir bem e ter clareza mental.

Comparando o corpo ao um carro, viver com baixa saúde emocional é como dirigir um carro com o para-brisa todo trincado ou borrado de lama.

E, claro, já existem amplas pesquisas científicas mostrando que o estado ruim emocional leva a doenças sérias, inclusive câncer, e até a morte.

 

Saúde Física: Comida, Exercício e Sono

Quem me acompanha a mais tempo ou faz o curso online do Caminho 3T sabe o tanto que enfatizo esses pontos.

Como diz o velho ditado: corpo saudável, mente saudável. E a ciência confirma que isso é verdade.

Sono, por exemplo, é peça chave nisso. Como mencionei no início, só de dormir apenas 6 horas por dia você já perde capacidade cerebral. E os danos de dormir menos são ainda mais graves. Entenda mais neste vídeo abaixo.

Outro ponto fundamental é sua dieta.

100% das pessoas com que eu falei, dizem que se sentiram melhor ao parar de comer animais. Simples assim.

Mais e mais pesquisas chegam mostrando a importância para a saúde de não comer animais, para pessoas comuns e também para atletas. Entenda mais sobre isso neste playlist que criei sobre o assunto de viver sem carne –https://www.youtube.com/watch?v=YEDBexI_EVQ&list=PLPf150sJ1OJX74m5ZMmg0XuFShlJ3Z54O.

 

Dharma e Bhakti

Quem não vive sua essência, seu dharma, não vive bem. Fazer maldade, se afastar de quem é, isso vai minando sua felicidade e embrutecendo sua mente.

E sua essência mais profunda é sua essência espiritual. Por isso que existe o testemunho de literalmente bilhões de pessoas ao longo de toda a história da humanidade lhe dizendo que bhakti faz a vida melhor.

O despertar espiritual é o pilar para verdadeira clareza mental e bem-estar. Não se trata de ter apenas um sentimento vago devocional, mas de realmente cultivar sua autorrealização de forma sistemática e constante.

Se você ainda não conhece o assunto de dharma, comece neste vídeo abaixo.

 

Conclusão

As pessoas se acostumam a um baixo nível de bem-estar. Você deve conhecer alguém que faz isso ou já foi assim. Pessoas que andam por aí como uma bomba de agressividade e toxicidade.

Vamos perdendo camadas e camadas de consciência e não vivendo bem, sem perceber. Cada vez que você perde qualquer um desses você diminui sua capacidade operacional. Vai piorando sua qualidade de vida, piorando a qualidade de suas escolhas. Minando você.

Cultivando isso tudo acima você opera melhor, sente-se melhor, vive melhor. Essa é minha missão: transmitir o conhecimento de como viver melhor. E como se a vida fosse um jogo e ninguém nos mostra as regras antes do jogo começar.

Isso é yoga. Um pacote completo de conhecimento e instruções de como viver da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *