A Equação de Deixar Para Depois – a Matemática da Motivação

Sabemos como é difícil conquistar novos hábitos e atingir nossos objetivos. Aqui vamos estudar a “equação de deixar para depois”, também conhecida como a matemática da motivação, que traz novos insights para superarmos a procrastinação e a desmotivação.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

YouTube player

O pesquisador Piers Steel é autor do livro “A equação de deixar para depois”, onde ele apresenta uma visão matemática de porque deixamos as coisas para depois e o que podemos fazer para ter mais motivação e menos procrastinação.

Aqui a fórmula que ele apresenta. Multiplica-se “expectativa” x “valor” e divide-se isso por “impulsividade” x “espera”. Fica assim:

Vamos explicar os termos:

  1. Expectativa é o grau confiança no sucesso. É o quanto você acredita que realmente a coisa pode acontecer, a verdadeira possibilidade que se concretize.
  2. Valor é o quanto isso tem significado para você. É uma avaliação do tanto que este objetivo vai realmente ter um impacto significativo em sua vida. Em suma, o que o objetivo em questão vale para sua vida.
  3. Impulsividade é seu grau de distração. É uma medição da chance que você tem de se distrair e se afastar da realização deste objetivo. Seria como seu grau de “enrolação” para realizar esta tarefa em mente.
  4. Espera é uma medição de quanto tempo é necessário para ver o resultado se concretizando, com tudo fluindo bem.

A equação então diz que quanto maior seu grau de confiança no sucesso, e quanto maior o valor que este objetivo tem para você melhor. Mas não é só isso. Este número positivo agora é dividido por seu grau de impulsividade multiplicado pelo tempo de espera.

Isso significa que queremos fazer o seguinte para ter mais motivação:

  1. Criar objetivos facilmente atingíveis. Ou seja, aumentar a expectativa que vamos cumprir o objetivo, tornando-o mais fácil, menor, mais simples possível. Assim aumentamos o item “expectativa”.
  2. Queremos escolher objetivos com o maior valor possível. No Caminho 3T sempre alertamos que estes são os objetivos intrínsecos, que tocam a alma, que tem a ver com o cumprimento de sua essência, seus dharmas e seu bem-estar diretamente. Quanto mais artificial e externo o objetivo, menos valor ele terá para você.
  3. Queremos tirar tudo que vai nos distrair de nosso objetivo. Vamos pensar nos obstáculos possíveis e já nos precaver evitando ou tirando-os.
  4. Queremos escolher objetivos com prazos curtos de realização. Quanto mais distante o objetivo, menos motivação sentirá.

Agora aqui algumas dicas que Piers Steel sugere para lhe ajudar nesse trabalho:

  1. Técnica Moana: quem assistiu ao filme de animação musical estadunidense, produzido pela Walt Disney, vai lembrar que é baseado na vida do povo da Polinésia, que ia conquistando novas ilhas. A ideia então é criar objetivos em etapas, como as ilhas. Mira-se na ilha mais próxima. Não em todas as ilhas. Não em ilhas mais distantes. Na equação isso significa aumentar a expectativa e diminuir o tempo de espera, aumentando assim sua motivação.
  2. Contraste Mental: compare seu objetivo, a situação que sente que deveria alcançar, com sua realidade hoje. O que falta? O que precisará fazer para chegar lá? Quais desafios terá que encarar? Faça isso para traçar seus objetivos de forma a otimizar a equação da motivação.
  3. Passo Bebê: eu já recomendei esta técnica antes e destaco ela no livro “O Caminho 3T”. Esta técnica é essencial! E muito simples. Significa estabelecer pequenos objetivos, quanto menores melhor. Um objetivo grande, como escrever um livro, montar uma empresa, mudar de dieta etc., você quebra em minúsculos passos. Tipo: tire só a carne vermelha ou escrever só a estrutura do primeiro capítulo. Na equação da motivação, isso significa enormemente aumentar a expectativa e diminuir o tempo, o que dará chances muito maiores de conseguir cumprir seus objetivos.
  4. Por último, a regra dos 10%. Esta regra diz assim: como seria sua produtividade se fosse apenas 10% mais eficiente? O resultado é gigante. Num ano, ganharia mais de um mês adicional – imagine! A dica prática imediata é tirar as distrações. Na hora de sentar e trabalhar, desligue a mídia social, a notificação dos e-mails e o telefone. Isso faz uma diferença enorme. Na equação da motivação, isso significa diminuir a impulsividade.

Se quiser mais dicas para conquistar seus novos hábitos e objetivos, não deixe de assistir este playlist no meu canal, cheio de dicas poderosas.

No livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) aprenderá uma séries de maravilhosos novos hábitos para introduzir em sua vida, confirmados pela ciência e pela sabedoria milenar do yoga, para viver melhor.

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “Um livro incrível e que transforma a vida, cheio de bons conselhos e sabedoria atemporal filosófica! Eu altamente recomendo este livro!” – Radha Krishna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 2 =