5 Passos Para Lidar Com Agressão Emocional dos Outros

Inevitavelmente somos alvos de agressão emocional. É um fato lamentável da vida. E dói. Mas aqui apresento 5 passos para lidar com este tipo de situação para minimizar seu impacto e usar a situação para seu crescimento.

Quem não se trabalha, não busca se melhorar e se espiritualizar, se enche de lixo tóxico emocional, ódio e escuridão com o passar dos anos. Ao sofrer, a pessoa vai querer que outros sofram também. Assim, quem não se cuida, machuca os outros ao seu redor. Especialmente aqueles que incorporam o sentimento de vítima, são os mais inclinados a machucar as pessoas mais próximas de si.

Então, como lidar com esta situação? Aqui vão minhas dicas:

  1. Não retrucar ou passar para frente a raiva e violência. A pior coisa a fazer é entrar na baixa sintonia. Reverberar o ódio, espalhar a escuridão, só vai fazer tudo ficar pior: seu coração, seu relacionamento, o mundo… nada de bom há nisso.
  2. Não ignorar, silenciar e guardar a mágoa. Isso vai te envenenando, causando dor e até doença física. Não queira enterrar o lixo tóxico. Vai envenenar você por anos a fio. Eu entendo que toda doença física é fruto de emoções presas. Prender emoções negativas vai atrapalhar seu crescimento espiritual e minar seu bem-estar. Depois vai acabar saindo como raiva e escuridão também.
  3. Não achar que precisa ensinar o agressor. Não é hora de educar. Quando alguém está lhe atacando, não está aceitando você como instrutor. A pessoa só vai levar isso como um ataque. Afinal, você estará apontado erros na pessoa. “Sabe qual é seu problema?…” Isso é um ataque e nada de bom virá disso. Você vai se frustrar e ser ainda mais agredido.
  4. Sem acusar, em tons neutros, depois de umas horas, expresse sua dor ao agressor. Deixe claro que se sentiu ferido. Melhor até aproveitar a tecnologia e fazer por mensagem, por escrito. Constar e registrar o ato. Ao escrever e se expressar, você também tira de dentro de você a dor e a negatividade. O agressor pode ter a chance de arrepender e pode ver a necessidade de mudar sua atitude e controlar sua ira.
  5. Para se limpar de toda sujeira e fazer sua vida melhor, precisa invocar suas armas mais poderosas: amor e gratidão. Tente meditar nas boas qualidades da pessoa e nas boas coisas que lhe fez. Se estiver se sentindo bem avançado e leve, expresse, em seguida, essa gratidão e amor ao agressor. Toda agressão é um pedido de amor.

Aqui três dicas adicionais.

Primeiro, crie limites. Determine quantas vezes vai deixar isso acontecer. Não se submeta a violência sem fim. Afaste-se da pessoa que não consegue parar de agredir, não importa quem seja. É bom para ela e bom para você.

Segundo, cultive desapego e diminua a dor lembrando que não é pessoal. É um aspecto natural, apesar de triste e evitável, do mundo material. Você apenas estava no lugar errado na hora errada e virou alvo de um coração escurecido. Por mais que pareceu pessoal o ataque, não é. É fruto de uma mente sofrida, de uma pessoa que não está tendo amor próprio suficiente para se cuidar melhor, para se situar bem em auto-aprimoramento e autorrealização.

Por fim, refugie-se em Deus. Lembre-se que existe uma realidade divina e perfeita, de puro amor, lhe aguardando. A morada de Deus é real e devemos usar esta vida humana para voltar ao Lar, voltar ao Supremo, livre de toda escuridão. O aspecto marcante da morada de Deus, que podemos ver na literatura sagrada do yoga e da tradição de Krishna, é a infinita atividade amorosa – variados e inúmeros relacionamentos amorosos entre os devotos de Deus e com Deus.

No meu livro, “O Caminho 3T”, eu explico com trilhar este caminho.

Veja aqui meu vídeo sobre este tópico.

YouTube player

 

Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “É livro para ter à cabeceira da cama, ou seja, para estar lendo sempre.” – Sergio Mendonça

Uma opinião sobre “5 Passos Para Lidar Com Agressão Emocional dos Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dois =